Você sabia que dia 5 de junho é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira? Nem eu! Mas como aqui no Sem Medida a gente não perde a oportunidade de brindar, escolhemos cinco brasileirinhas e alguns petiscos que merecem ser convidados para esta festa tão especial.

1 –  EINSENBAHN Weizenbier

Para começar, vamos abrir com uma cerveja de trigo, direto de Blumenau. Feita à moda tradicional alemã, essa cerveja amarela turva tem textura e corpo mais densos que as “pilsens” comumente consumidas pelos brasileiros, e é admirada pelo sabor evidente da  mistura dos cereais. Como não é filtrada, ela vem com um tantinho de fermento ao fundo, o que adiciona propriedades à sua cor e sabor.

Com aroma típico, apresenta sabores e aromas de banana e cravo, e subnotas cítricas. Uma cerveja bem balanceada,  levemente amarga, mas quase doce no retrogosto. É uma ótima pedida para começar os trabalhos, bem acompanhada de pratos leves, como a saladinha de endívias, coalhada seca, pinole e damasco, ou uma entrada mais picante, como o Canapé de Linguiça Blumenau – outra indispensável estrela blumenauense.

2 – Colorado Cauim

Já que o tema é a brasilidade nagô, chamamos a Cauim, a pilsen da Colorado, que, inspirada em bebida fermentada dos  índios brasileiros com o mesmo nome,  leva fécula de mandioca na composição.

Seu sabor é leve e refrescante, os mais habituados às cervejas pilsens comerciais vão sentir mais consistência. O lúpulo é mais evidente no aroma frutado, sem quase nenhum sabor amargo evidente.

Ideal para molhar as palavras e beliscar com os amigos, acompanha petiscos de boteco, cai muito bem com pratos delicados como peixe com alho-poró, leite de coco coberto com farofinha de pão italiano, e, dizem por aí que cabe até com o cotidiano arroz com feijão.

3- Green Cow

Com o melhor slogan EVA: “de doce já basta a vida”, esta IPA da cervejaria Seasons tem cor âmbar e é levemente turva pelo dry hopping (processo de adição tardia de lúpulo na brassagem), e traz uma explosão de lúpulo Centennial em seu sabor e aroma. Nós agradecemos.

Por sua riqueza de sabores e aromas, sugerimos como acompanhamento desta delícia uma clássica  uma bela e apimentada comida mexicana como o chilli de carne ou a  tradicional coxinha de frango.

4- Bierland Vienna

Típico da Áustria, o estilo Viena tem coloração avermelhada, corpo médio e um sabor suave e adocicado de malte levemente queimado.

Esta da Bierland tem três tipos de malte, o que traz logo de início,  notas levemente adocicadas que recebem em seguida o agradável e persistente amargor dos três tipos de lúpulos utilizados.

Acompanha um steak tartare bem fresquinho, ou um substancioso e rico hambúrguer de costelinha de porco, maionese de wasabi, cogumelos, cebolas caramelizadas e agrião.

5 – Baden Baden Stout

Chegou a hora da sobremesa, com a nossa preta e encorpada stout. Para os amantes do estilo, esta é uma ótima opção nacional. Com coloração preta e transparência zero, esta cerveja deixa evidente os sabores de café, chocolate e malte tostado.

Com carbonatação média e final seco, sua espuma é densa, com creme alto e de boa duração, muito indicada para acompanhar sua sobremesa preferida. Aqui, nossa stout pode umedecer um clássico bolo de cenoura, ou as várias texturas do clássico e difícil de escrever Crème Brûlée.

E aí, vai comemorar esta data tão especial? Conte para nós quais foram os sabores do seu dia.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Bebidas, Cerveja