Bebidas

Café com a comadre: como saber se o café tem boa qualidade?

Por Larissa Januário em: em: 25 de junho de 2014
Tags:,

 

Selo_Pureza_ABIC

Essa semana no Café com a Comadre vamos descobrir quais são os indicadores de qualidade no café. A cumadi pergunta, *Ensei Neto responde.

Como saber se o café tem boa qualidade?

Para você saber que qualidade ou em qual categoria está um café, verifique se tem algum selo ou certificação. O mais antigo é o da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café com seus SELO DE PUREZA, que garante que só tem café como matéria prima, e o PQC (Programa de Qualidade do Café), que é o de Qualidade, podendo ser TRADICIONAL, SUPERIOR e GOURMET. Outro selo é o da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais, que é uma entidade de cafeicultores mas tem sócios que torram café. Tem sua escala de qualidade e garante que são cafés de seus associados.

Mas, como sempre digo, comadre, o importante é experimentar. Não ter medo de experimentar, perguntar a outras pessoas sobre marcas e assim por diante. Experiência é que dá condição de comparar. Se você conhece pouco, fica restrito. Se você experimenta de tudo, a chance de encontrar um café de seu gosto será sempre maior. E qualidade tem um parâmetro: o café tem de ser saboroso, sem ser picante ou áspero ou ter adstringência, muitos menos ter gosto amargo.

Deixando a cafeína de lado, que tem um gosto que lembra o do jiló, qualquer outro amargor é um problema na bebida. E o café tem de ser um bom companheiro, não um que vai atazanar nossa vida com seu jeito ruim…. Vamos experimentar uma outra xícara, então?ENSEI NETO é Músico, Engenheiro Químico com Especialização em Tecnologia de Alimentos e Marketing, consultor especialista em Gestão Sensorial e autor do blog The Coffee Traveler




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *