new-morning (2) Influenciado pela Festitália, festa idealizada pelos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau, que teve  sua 21a. Edição nesta mês de julho, hoje falarei sore uma harmonização de um prato italiano com uma cerveja italiana.

Mesmo Blumenau sendo famosa pela cultura alemã, cerca de 50% de sua população é de origem italiana.  A festa é um evento gastronômico, regada de vinhos, comidas típicas, cerveja e muita música, que tive o prazer de conhecer e fazer a harmonização que agora sugiro.

Cerveja: New Morning País: Itália Cervejaria: Del Ducato Estilo: Saison Teor alcoólico: 5,8% Um pouco sobre a New Morning – É uma Saison encantadora produzida com maltes de trigo, aveia, centeio. Também algumas especiarias como: gengibre, coentro, pimenta verde e camomila.

Notas de degustação – De coloração amarela com toque alaranjado, apresenta um creme branco de bela formação e média permanência. No nariz, um aroma apaixonante reúne notas florais e cítricas. Na boca, toda a refrescancia do estilo, com notas cítricas, herbal e especiarias. Para este rótulo escolhi um prato italiano que possibilita uma harmonização por semelhança, a polenta. Adianto que é uma experiência incrível. Desfrutem com os amigos, ao som de uma bela música italiana.

Prato escolhido: Polenta cremosa com Ragu de Cogumelos, Ovo e  Mole e Agrião.

polenta_cremosa_ragu_cogumelo_larissa_januario_sem_medida26

Desta vez, vou deixar que vocês curiosos sobre a harmonização, instigando a imaginação, pelas características dessa maravilhosa cerveja.

* Fernando Bastos é Sommelier de Cervejas, Cervejeiro caseiro, pós-graduando em Tecnologia Cervejeira e Presidente da AcervA Goiana – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Goiás 2010/2014. Instagram: falandosobrecerveja

Facebook Comments

Nas Categorias: Bebidas, Cerveja, Colunistas