3630-schornstein-india-pale-ale-70-1390916975

* Por Fernando Bastos

A India Pale Ale é um estilo de cerveja que teve sua origem no século XVIII, ela era fabricada especialmente para os ofociais do exército britânico residentes na índia durante o peíodo colonial, que enfrentavam um calor insuportável e a ausência de água potável. Para ajudar a suportar a longa viagem desde a Inglaterra, a bebida era produzida com bastante lúpulo (que é um conservante natural), o que lhe conferia sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico.

Cerveja: Schornstein India Pale Ale

País: Brasil – Santa Catarina

Cervejaria: Schornstein

Estilo: India Pale Ale (IPA)

Teor alcoólico: 6,5%

Notas de degustação – É uma cerveja forte, de coloração âmbar, com um creme médio e de média duração. No aroma, destaca-se o floral, cítrico e frutado. No sabor, notas de condimento e o amargor característico do estilo.

 

Harmonização

Prato escolhido: Espetinho de Frango Picante com Harissa 

espetinho_frango_citrico_semmedida7

Para este rótulo escolhi um prato que possibilita uma harmonização por semelhança.

Vejamos: Os talos de alecrim e a harissa, que é uma pasta picante típica da Tunísia, dão ao prato um toque floral e uma pincância, que harmoniza com o rótulo escolhido, que é uma cerveja refrescante, ao mesmo tempo frutada, cítrica, com notas de condimentos e um intenso amargor característico do estilo.

Então, chamem os amigos, ouçam uma boa música, desfrutem desse ótima combinação.

 

* Fernando Bastos é Sommelier de Cervejas, Cervejeiro caseiro, pós-graduando em Tecnologia Cervejeira e Presidente da AcervA Goiana – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Goiás 2010/2014.
Site: www.falandosobrecerveja.com.br
Instagram: falandosobrecerveja

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Bebidas, Cerveja