“O homem é onívoro, tudo o que é comestível submete-se a seu vasto apetite; o que implica, como consequência imediata, poderes de degustação proporcionais ao extenso uso que fará desses poderes”. Nessa citação de A Fisiologia do Gosto (ed. Cia da Letras), a bíblia da gastronomia, Brillat Savarin coloca a nossa capacidade de comer frente à nossa vontade de comer.

Trocando em miúdos: somos para o autor “os grandes gastrônomos da natureza” mas o fato de podermos comer de tudo, não significa que comeremos. O paladar passa diretamente pelo repertório. Nascemos com língua, mas somos apresentados aos sabores ao longo da vida. Muitos agradam, muitos não. Experimentar não é preciso, assim como viver. O que nos traz direto ao motivo desse post.

“Lara, topa fazer um menu leve e saudável, para provar pra uma turma de gulosos que comida dá pra ser leve?” Foi com essa proposta que eu fui fonte por um dia e fui parar na Globo, no quadro Viva Leve, do programa Bem Estar. O convite veio da minha amiga,  parceira de panelas e cozinheira de mão cheia,  Letícia Massula, do Cozinha da Matilde.

Para esquentar ainda mais a brincadeira, os participantes da degustação tiveram que provar tudo vendados. Isso mesmo! Comeram sem ver a comida. A venda é uma forma de fazer com que as pessoas comam sem preconceito e provem coisas que, se vissem, não provariam.

Um recurso muito comum entre degustadores profissionais de vinhos e azeites, por exemplo. Eles se submetem a testes cegos, não necessariamente vendados, claro, mas sem saber o nome do fabricante, origem e demais características dos produtos. O intuito é o mesmo: limar o preconceito e deixar que apenas o paladar brilhe em toda sua plenitude.

E no nosso caso, deu certo. Os participantes se surpreenderam ao constatarem que provaram e gostaram de coisas para as quais  normalmente torceriam o nariz. A repercussão foi tão grande e os pedidos foram tantos que decidimos publicar as receitas da degustação apresentadas na TV.  Abaixo vão três das receitas apresentadas. As outras você confere no Cozinha da Matilde. Clique nos links para conferir detalhes das receitas.

 

Rolinhos de berinjela grelhada com coalhada seca e molho de tomatinhos assados

 Arroz vermelho com cogumelo, ervilha torta e castanha-do-pará 

Atum com chips de quiabo e molho tarê 

 

 

A sobremesa foi o sorvete de banana vegano, veja o vídeo com a Letícia Massula aqui.

 

 

 

Promoção: Degustação às Cegas, por que você deve participar de uma?

 

Quem viu a degustação no programa e ficou com vontade, vai ter a chance de participar de uma exclusiva para leitores do Sem Medida e do Cozinha da Matilde. Basta você me convencer em argumentos no espaço de comentários de que merece estar numa degustação às cegas.

Sortearemos 6 participantes, 3 aqui no Sem Medida ou 3 lá no na Cozinha da Matilde para viverem essa experiência no dia 11 de setembro, às 19h30, aqui na Cozinha da Matilde.

Regulamento da promoção:

  • Será admitido apenas um comentário por participante. Caso haja um segundo comentário, este será desconsiderado.
  • Serão considerados apenas comentários postados até o dia 06 de setembro às 24h.
  • Não forneceremos transporte até o local da degustação, os ganhadores deverão comparecer no dia 11 de setembro, até as 19h10 aqui na Cozinha da Matilde para participar.
  • A degustação acontecerá no dia 11 de setembro as 19h30 horas na cidade de São Paulo (SP), não haverá possibilidade de alteração desta data, horário e local.
  • Todo o conteúdo relacionado à promoção poderá ser usado pelas organizadoras para futuras publicações nos sites e eventual material promocional (texto, fotos e vídeos).

 

 

Nas Categorias: Blog, Promoções