Minha relação com a beterraba é estranha. Às vezes amo, noutras odeio. Tudo depende da forma. Beterraba cozida, por exemplo, me incomoda. Já a crua, gosto.  E a assada, amo. Mas sempre comi beterraba. Costumo dizer que não há nada que eu não coma, apenas tem algumas coisas pelas quais me esforço para ter à mesa e à boca e outras pelas quais não movo uma palha. A beterraba oscila entre as duas classificações.

À beterraba. Apesar dos gregos já consumirem a hortaliça na antiguidade, costumavam apreciar mais as folhas, que a raiz então muito pequena. Essa mais bulbosa, do jeito que a conhecemos hoje, só surgiu no século 16, provavelmente na Itália, segundo o livro 1001 Comidas Para Provar Antes de Morrer (ed. Sextante). As folhas e os brotos (muito valorizados), ainda são consumidos. Mas a beterraba ganhou o mundo e hoje cresce em diversos lugares de clima temperado, inclusive aqui no Brasil, variando na cor e no sabor de acordo com a região.

 


Há inclusive variações mais raras como a beterraba golden, mais macia e lisa, de um amarelo gema intenso (foto acima) e dizem, excepcionalmente saborosa. Vou em busca, porque nunca provei. E também a listrada, chamada Chioggia, conhecida também como beterraba alvo.  Linda, pois alterna camadas brancas e vermelhas. É por isso, é mais cultivada pela aparência que pelo sabor. O que obriga a  ser consumida crua, já que uma vez cozida perde-se o efeito visual e as cores se uniformizam (foto abaixo).

 


A tradicional, tem doçura e sabor terroso que caem bem com defumados como bacon e salmão,  creme azedo, queijo de cabra, laranja, açúcar mascavo e coalhada seca (os dois último usados na nossa receita de hoje). Na hora de comprar, fique de olho nas folhas que devem estar verdes e brilhantes e a raiz sem mofo ou rachaduras. Seu auge é entre agosto e outubro (atrasada, eu sei). Duram até 15 dias na geladeira. As menores são mais tenras e suculentas  e as maiores mais fibrosas.

Receita de Salada de beterraba assada com aspargos, folhas e coalhada seca

 

 

Nas Categorias: Blog, Tecnicas de cozinha e ingredientes