IMG_4307

Há algumas semanas eu viajei a Nazaré Paulista para cozinhar em um retiro, num espaço rodeado de natureza, cheio de paz e tranquilidade, onde se praticam danças, meditação, estudo de sufismo, astrologia etc.

O ponto alto do lugar é a cozinha vegetariana, orgânica, artesanal. Fizemos comidas simples, comprovando que a simplicidade em nada interfere na boa culinária. Grande parte dos ingredientes foram colhidos no próprio retiro.

Para ser interessante, a cozinha vegetariana precisa de criatividade e fugir do lugar comum. No arroz do dia a dia, misturamos o integral com o branco e temperamos com leite de coco. Também combinamos diferentes tipos de feijão junto com outras leguminosas e na salada de beterraba, incluímos alcaparras e aproveitamos as flores e folhas de capuchinha que estavam brotando aos montes por lá pra decorar tudo. Usamos muito gengibre fresco e em conserva, hortelã, manjericão, tomilho, curry, iogurte.  Harmonizamos sabores e texturas e criamos pratos coloridos e nutritivos que ganharam vários elogios até dos não vegetarianos.

Mas o segredo não estava nas receitas e sim no uso de ingredientes frescos e orgânicos. Cozinhamos com o que tínhamos a nossa disposição, considerando a sazonalidade dos produtos e priorizando os pratos leves e com pouca gordura.

Aqui vão algumas fotos de lá para inspirar a segunda sem carne!

IMG_4542

IMG_4544

O dono do retiro, o italiano Dino preparando pasta alla erbe, um mix de ervas frecas e alcaparras delicioso.

IMG_4569

Flores, salada mediterrânea e a cozinha muito prática e bem planejadada retiro. Cozinha dos sonhos!

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Sem carne