La Catrina, a caveirinha mais popular do Dia dos Mortos (Wikimedia)

Em 2007 eu tive a oportunidade de conhecer a Cidade do México. Especificamente em novembro, quando acontece o feriado do Día de los Muertos (02/11). Talvez uma das mais importantes datas do país e com certeza uma das festas folclóricas mais bonitas do mundo.

Desde 2003, a UNESCO distinguiu a festividade indígena do Dia dos Mortos como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade:“… uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e como uma das expressões culturais mais antigas e de maior força entre os grupos indígenas do país”.

Uma das caveiras que davam sopa durante a minha visita

Um jeito diferente de ver a morte. A cidade se traveste em cores, alegria e apesar disso, reverência. Caveiras por toda parte, inclusive nos rostos das pessoas em maquiagens, flores amarelas torneando altares repletos de comidas e outras oferendas.  Tudo para homenagear os antepassados. Eles acreditam que nessa data os espíritos vem do outro mundo visitar os parentes. Só mais um traço de uma cultura que me conquistou. Eu amei o México por pura identificação e reconhecimento latino.

A descendência Asteca dá o tom da riqueza histórica cultural presente em toda parte. Numa cidade opressivamente semelhante a nossa São Paulo, mas que trata muito melhor sua memória (lá tem um dos maiores museus de antropologia do mundo). Daí também descende suas tradições, como essa do Dia dos Mortos, que depois do espanhóis foi um pouco catequizada. Mas sem perder la ternura.

La Catrina’ de José Guadalupe Posada, artista mexicano reconhecido por ilustrar 

Aqui também quero prestar minha homenagem à data e aos mexicanos. Com receitinha uma tanto vulgares (pela disseminação do tex-mex) diante da riqueza gastronômica local. C0mo o meu chili com carne (que tem quase mais variações que o estrogonofe) e a famigerada guacamole.

E finalizo com uma receita emprestada do restaurante La Mexicana. O Pan de Muerto: tradicional pão mexicano temperado com chá de flor de laranjeira e anis decorado com massa moldada em forma de ossos e polvilhado com açúcar. Macabro e doce.

 

Confira abaixo as receitas para comemorar o Dia dos Mortos

Mole Poblano

mole_poblano_semmedida_larissa_januario24

Receita de Chili de Carne

 

 

 

Receita de Guacamole

 

 

Receita de Pan de Muerto (Pão dos Mortos)

 

 

Nas Categorias: Blog, Cultura, Viagens