850_142gueuzeboonmariageparfait375clnl_1252709972

*Por Fernando Bastos

Cerveja: Boon Oude Geuze Mariage Parfait

País: Bégica

Cervejaria: Brouwerij F. Boon

Estilo: Lambic – Geuze

Teor alcoólico: 8%

Geuze Mariage Parfait é o casamento entre cervejas Lambics envelhecidas, selecionadas pelo próprio mestre-cervejeiro. É uma mistura de 100% de cervejas deste estilo, maturadas em tonéis de carvalho, passando ainda por segunda fermentação na garrafa, uma tradição mantida desde 1835.

Esta cerveja tem no mínimo três anos de idade quando engarrafada. É uma cerveja seca, bastante atenuada, com baixa carbonatação e caracterizada por intensos ésteres frutados e sabor especialmente ácido. Aromas “animais”, como couro e cavalo, são tipicamente encontrados neste estilo, resultado da fermentação por leveduras selvagens. Sua acidez e refrescância mascaram a potência de 8% de teor alcoólico.

Harmonização

Sobremesa: Sorvete de Amora

Iremos fazer uma harmonização por contraste. A acidez e álcool da cerveja quebram o doce da sobremesa e equilibra a harmonização, resultando num sabor incrível.

sorvete_amora_larissa_januario_sem_medida5

* Fernando Bastos é Sommelier de Cervejas, Cervejeiro caseiro, pós-graduando em Tecnologia Cervejeira e Presidente da AcervA Goiana – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Goiás 2010/2014.

Site: www.falandosobrecerveja.com.br
Instagram: falandosobrecerveja

Nas Categorias: Bebidas, Blog, Cerveja, Colunistas