monatgemR
*Por Fernando Bastos

Cerveja: Bamberg Rauchbier

Rauchbier é um estilo de cerveja alemã de baixa fermentação com aroma e sabor defumado. A secagem do malte de cevada para este tipo de cerveja é realizada através da queima de madeira, que produz fumaça e passa esta característica para o malte.

Existem algumas lendas sobre o surgimento do estilo. Uma delas é que ocorreu um incêndio em uma cervejaria e o malte armazenado foi contaminado por fumaça, que em alemão significa Rauch. O cervejeiro no intuit de aproveitar o malte usou para fazer sua cerveja. A cerveja caiu no gosto popular.

País: Brasil

Cervejaria: Bamberg

Estilo: Rauchbier

Teor alcoólico: 5,2%

Harmonização

feijoada5Prato: Feijoada Vegetariana. Nossa harmonização de hoje está fácil mas bem interessante devido aos ingredientes da feijoada. Inicialmente iríamos harmonizar essa cerveja com carnes ou linguiças defumadas da feijoada.

Mas como é um prato vegetariano, foi acrescentado o tofu defumado o que harmoniza perfeitamente por semelhança com a nossa Rauchbier.

Divirtam-se com essa inusitada harmonização.

* Fernando Bastos é Sommelier de Cervejas, Cervejeiro caseiro, pós-graduando em Tecnologia Cervejeira e Presidente da AcervA Goiana – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Goiás 2010/2014.

Site: www.falandosobrecerveja.com.br
Instagram: falandosobrecerveja

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Cerveja, Colunistas