fregola_surfandturf_larissa_januario_semmedida6

Fregola sarda ou fregula: uma massa seca, rústica com aparência de um grão e muito antiga feita de semolina e tostada ao forno.

É reconhecida também como couscous de Israel graças ao seu formato de bolinhas que variam entre pequenas e menores ainda (2 mm a 3 mm de diâmetro ). A variação maior das tais bolinhas irregulares são chamadas de fregolone.

“A fregola tem origem na cozinha da Sardenha desde a Ligúria, trazida pelos navegadores da Tunísia (colônia de Tabarka) via cultura árabe e berbere, que se estabeleceu no Norte da África”, anota Sandro Dias, professor de história da gastronomia do SENAC. Tal informação coincide com a origem das massas que conhecemos e suas relações com os viajantes árabes citadas anteriormente.

À mesa ela se presta a diversos preparos como: sopas de frutos do mar; cozida em água e escorrida como qualquer macarrão; temperada com molho de tomate, queijo pecorino ralado (depois derretido) e ervas; ou ainda fervida com cubos de pancetta, tomate e salsa. Há ainda a salada de fregola, servido com tomates e frutos do mar (receita aqui) e até com botarga num preparo análogo ao risoto. Outros ingredientes comuns são o açafrão e o vôngole.

Onde comprar a fregola sarda: Rua do Alecrim

Mais sobre massas:

Receita: Salada de Fregola Sarda com Siri e Bolinho de Siri Catado

Comemore o dia do macarrão com 11 diferentes receitas de massa

Nas Categorias: Blog, Tecnicas de cozinha e ingredientes