Eu dificilmente falo sobre menus sazonais aqui. Mas nesse caso seria um des-serviço não contar pra vocês. Trata-se do menu orgânico sem carne do restaurante Praça São Lourenço, que vai até o dia 19 de outubro. A maioria dos  pratos não leva proteína animal, apenas um tinha queijo (e que queijo!). E todos eles são deliciosos, bem preparados e substanciosos.

Ressalto isso porque tenho alguns amigos vegetarianos e brinco que eles são sempre reféns do acompanhamento ou recorrem às massas e risotos, muitas vezes pesadíssimos. Não é tão fácil encontrar opções de pratos sem carne saborosos e rico, mesmos em bons restaurantes.

Quem acompanha meu Instragra (@larajanuario) deve ter visto o menu que provei ontem lá. Logo de cara o chef da casa , Felipe Mirasierras, já surpreendeu com a entrada fria de tomate coração de boi, recheado com tartar de pepino bem temperado, guarnecido de folhas super crocantes e crostine de pão finíssimo.

A entrada quente também estava excelente: repolho roxo, acelga, tomates e alhos assados na brasa e brotos de  coentro. De morrer de comer.

Na sequência vieram os  tubérculos e raízes preparados na grelha. Cebola, mandioca, cenouras alaranjadas e roxas (não tinha a branca), beterraba, inhame e três purês preparados com eles.

Como prato principal veio um arroz orgânico cozido na própria casca e salteado na manteiga com  queijo da serra. Um prato untuoso e muito saboroso. O queijo derrete na boca.

Pra fechar a sobremesa com ravioli de abacaxi desidratado, recheado com creme de manga e physalis, castanha-do-pará e nectarina. De quebra parte do valor arrecadado com o menu vai para a fundação WWF (World Wide Fund for Nature). Ah, e o restaurante é lindo.

Serviço:

Menu orgânico do Praça São Lourenço (com cinco etapas custará )
Preço: R$ 89 (sem bebidas) e R$ 138 (harmonizado com vinhos)
Endereço: Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia.
Tel.: (11) 3053-9300
www.pracasaolourenco.com.br

Nas Categorias: Agenda e eventos, Blog, Onde comer e comprar