O Mr. Beer vem agitando o mercado cervejeiro com muitas novidades. No mês passado, eles lançaram 10 rótulos da americana Epic Brewing com exclusividade no país, além de anunciar uma redução média de 30% nos preços das cervejas na rede. Desta vez, foram apresentados os nove rótulos da festejada Mikkeller trazidos ao Brasil e também encontrados apenas nas prateleiras das suas lojas.

A Mikkeller é uma cervejaria norueguesa jovem e peculiar. Com menos de dez anos de vida, ela não tem uma sede física; apenas um escritório, onde trabalham oito funcionários. A maioria dos rótulos é produzida em colaboração com a belga Proef Brouwerij, mas as brassagens em parceria correm o mundo todo, da escocesa BrewDog à Anchorage Brewing, no Alasca. Apesar de ser autodidata, o mestre-cervejeiro Mikkel Borg tem criado receitas consideradas ousadas e inovadoras e as exporta para 40 países.

Agora vamos às cervejas!

Começamos pela Doszt, autodenominada Premium Pale Lager, uma contradição em termos; suave e refrescante, mas mais lupuladinha do que de costume. Em seguida, outro trocadilho cervejístico, a Rauchpils, uma Pilsen defumadinha, também mais no aroma, que no sabor. Então passamos à Saison Sally, uma Saison frutada, cítrica e condimentada.

Depois provamos a Wild Winter Ale, uma American Brett Ale, estilo que consiste em qualquer cerveja com base adicionada da levedura selvagem chamada brettanomyces. O sabor resultante é bastante azedinho e característico. Daí passamos à 10, uma IPA com dez lúpulos, inclusive o badalado neozelandês Nelson Sauvin. A seguinte foi a Crooked Moon Tattoo, uma Imperial IPA super potente, corpulenta e resinosa.

A Grassroots vem unir duas propostas anteriores: é uma IPA com brettanomyces. No aroma, predominam as notas rústicas, mas no sabor se percebe um equilíbrio maior entre o amargo e o ácido. Dela, passamos para a Walk on Water, uma American Strong Ale com 14% de teor alcoólico. Para finalizar a série, a sobremesa. A Milk Stout é uma típica representante do gênero, uma stout com adição de lactose, que é o açúcar do leite. Como não é fermentada pela levedura cervejeira, a lactose confere corpo e dulçor.

Para os amantes de boas cervejas, a rede oferece ainda o kit Sua Cervejaria, que vem com insumos e equipamentos para quem quer se aventurar na arte do homebrewing. Além do kit, a casa oferece outros acessórios como growlers e capinhas de celular que abrem garrafas. Em um bate-papo de fim de noite com um dos sócios da casa, ficamos sabendo até que o Mr. Beer tem planos de desenvolver  um perfume com fragrância IPA. Um sonho antigo nosso, que, pelo visto, está prestes a virar realidade!

 

 

 

Nas Categorias: Blog, Cerveja, Cervejices, Notícias