Marvada, pitú, abrideira, amansa-corno, perigosa, tira-juízo, branquinha, rabo de galo, mé, cana, canha, cangibrina, aguá que passarinho não bebe, pinga…Hoje é dia da cachaça, o destilado original do Brasil feito a partir do melado de cana (algo maravilhoso). Segundo Câmara Cascudo, “a bebida nasceu aqui, é brasileira, com matéria-prima e braços nacionais, ainda que com alambiques lusos”. Sua história se confunde com a nossa e representa de certa forma a formação do país. 

Teriam sido os escravos os primeiros e perceber que a borra do melaço, depois de alguns dias, fermentava, dando origem a um produtos chamado cagaça, que se prestava à alimentação tanto deles, quanto dos animais do engenho. A destilação dessa garapa daria na nossa pinga.

Lendas à parte, hoje a cachaça brasileira conquistou o mundo e há tempos ocupa o posto de bebida nobre com produtos de altíssima qualidade não deixando nada a desejar a outros destilados, como uísque. Por isso, para homenagear a nossa bebida, fiz uma lista de caipirinhas para se beber e comemorar a data em grande estilo.

Piraja

Um dos bares mais tradicionais da cidade, o Pirajá faz suas caipirinhas com cachaça de marca própria. Das boas pedidas destaque para a capirinha paraty, feita com pepino e lima-da-pérsia.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3815 6881

Bar do Veloso

Se você mora ou está visitando SP precisa conhecer o bar do Veloso. Além da coxinha, que na minha opinião  está entre as melhores da cidade (lá tem um coxômetro pra vc marcar o número de coxinhas que for comendo), tem uma caipirinha campeã e um barman idem. Um salve para o Souza. A minha favorita é a de jabuticaba.

Endereço: Rua Conceição Veloso, 54 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5572 0254

Boteco São Bento

Na linha dos inovadores, o São Bento leva a melhor. A lista de caipirinhas exóticas inclui sabores diferentes servidos com picolés. Eu vou de uva Itália com pedaços de lichia e picolé de uva ou a muito louca de manjericão com jabuticaba e picolé de jabuticaba.

Endereço: Rua Leopoldo Couto De Magalhães Júnior, 474 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3074 4389

P.J Clarke’s

O representante da tradicional rede de bares & restaurantes nova-iorquina dá uma abrasileirada com a criação de uma carta de caipirinhas. A “PJ´S LOVES CAIPIRINHA” é uma homenagem ao Brasil e seus sícones da música brasileira. os drinks levam nomes de músicos como Chico Buarque, Elis Regina e Tom Jobim e são feitos com com frutas típicas daqui como a Maria Bethânia que leva melancia e capim santo. O carta está disponível até 30 de setembro.

Endereço: Rua Oscar Freire, 497 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2579 2765

 

Nas Categorias: Bebidas, Notícias, Onde comer e comprar