A temporada de novas cervejas terá um reforço de peso, que desembarca no Brasil até o fim de julho. São 18 rótulos das cervejarias Speakeasy, Coronado, Ballast Point e Bear Republic, todas da Costa Oeste americana, mais especificamente do estado da Califórnia. “Com 20 anos de mercado, esta é a primeira vez que rompemos a fronteira do Velho Mundo e abrimos espaço para os Estados Unidos no nosso portfólio”, destaca Marcelo Stein, diretor da Bier & Wein, que tem exclusividade para comercializar as gringas por aqui.

A Ballast Point e a Coronado Brewing vêm com cinco estilos cada uma, enquanto a Bear Republic e a Speakeasy serão representadas por quatro rótulos cada. O Sem Medida teve oportunidade de experimentar algumas delas em primeira mão e conta tudinho aqui. Para efeito de comparação (e porque não somos bobas nem nada), escolhemos apenas IPAs. Hoje é a vez da Coronado Islander IPA e da Speakeasy Double Daddy Imperial IPA.

A Speakeasy é uma cervejaria artesanal de São Francisco, com um bar anexo, que existe desde 1997. Virá com os rótulos Payback Porter, Prohibition Ale, Big Daddy IPA e ela, a Double Daddy Imperial IPA, com seus 8,5% de teor alcóolico. Começa que ela é linda: o rótulo estampado e os olhinhos no gargalo da garrafa são bacanérrimos. E quando abrimos e servimos, a boa surpresa vem na forma de uma espuma forte e persistente.

A cor, que fica entre o âmbar profundo e o cobre, é mais bonita ainda! No aroma, o predomínio cítrico e herbal, mas com aquele característico cheirinho caramelado. O paladar acompanha essa tendência. Tem os maltes bem tostados, que dão um sabor quase amadeirado, com o lúpulo aparecendo mais para o final. Ao mesmo tempo, tem notas frutadas e levemente florais.

Fundada em 1996 na região de San Diego, a Coronado Brewing Company virá com os rótulos Mermaid Red, Blue Bridge Cofee Stout, Golden Pilsner, Orange Ave Wit e a Islander IPA, que experimentamos. Ela tem 7% de teor alcoólico e já avisa no rótulo quem são os protagonistas: os lúpulos Cascade, Chinook e Columbus. O tom é um dourado intenso e os aromas marcantemente herbais e cítricos. Tem corpo de leve a médio e espuma discreta. O sabor é bem equilibrado entre o dulçor do malte e o lúpulo mais resinoso. O paladar frutado lembra um pouco melão e pepino.

As novidades chegarão às prateleiras dos empórios Alto de Pinheiros, Frei Caneca, Sagarana e Santa Luzia, na Cervejoteca, no Frangó, no Melograno, no EAT, no Bierboxx, na Confraria Paulistânia e em supermercados como o Pão de Açúcar a partir de agosto. Os preços médios sugeridos vão de R$ 15 a 19 para as garrafas de 355 ml, e de R$ 34 a 45 para as de 650 ml.

 

 

Nas Categorias: Blog, Cerveja, Cervejices, Reportagem