sardela_vegetariana

Minha maior inspiração pra cozinhar é a vontade de comer. E, por ser vegetariana, muitas vezes, preciso adaptar receitas para versões sem carne pra matar minhas vontades. Esses dias minha irmã apareceu em casa com uma sardela, fiquei sem comer e pensando nela por uns dias, frustrada. Aí eu pensei que poderia dar um sabor de mar à receita com algas ao invés de usar peixe. Elas são encontradas em lojas de produtos orientais, como a Towa e a Marukai, no bairro da Liberdade.

Não fica igual, claro, afinal a anchova, ou sardinha anchovada, que normalmente é usada no Brasil, tem um sabor bem forte, mas a versão vegetariana da sardela ficou muito gostosa! Pra compensar essa deficiência, coloquei também pimenta calabresa, que deu uma ardidinha gostosa ao antepasto.

Ingredientes

6 Pimentões vermelhos
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de alga wakame
Alga kombu, aproximadamente 20 cm
½ colher de chá de pimenta calabresa
Azeite (aprox ½ xic)

Modo de fazer

Pique o pimentão e bata no liquidificador com a pimenta calabresa e um pouco de azeite. Cozinhe o molho na panela de pressão por 20 min (contando após começar a pressão) ou por 3h em uma panela de fundo grosso.

Pique a alga wakame e misture ao molho de pimentões junto com a kombu inteira.

Doure o dente de alho no azeite. Coloque todo o molho e apure no fogo por 30 minutos ou até desgrudar da panela, igual ponto de brigadeiro. Retire a alga kombu e descarte. Acerte o sal e a pimenta. Sirva com pão de casca dura, como o italiano.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Nas Categorias: Blog, Colunistas