20120821_triciavieira_ingredientes_CHRO1641

triciavieira_ingredientes_tomatinhos

 

Por Marina Kawata

Conheci a Lara Januário na faculdade de jornalismo e, desde aqueles tempos nós já nutríamos um grande amor pela comida: ela mandava muito bem na cozinha e eu gostava muito de comer. Ao contrário da Lara, que já nasceu dominando as panelas, eu demorei pra descobrir meu lado cozinheira e, apesar de eu ser vegetariana e ela não, nós concordamos que o alimento merece todo o respeito, precisa ser nutritivo e, acima de tudo, gostoso!

Minha simpatia pela dieta vegetariana é de longa data. Desde pequena não gosto de carne vermelha, mas peixe e frango fizeram parte do meu dia-a-dia por muitos anos, muitas vezes por falta de opção.  Naqueles tempos (e ainda hoje, só que menos) o mundo gastronômico, especialmente o da região do Grande ABC, onde eu moro, não era fácil pra quem optava por uma alimentação vegetariana. Os restaurantes, lanchonetes, barzinhos e padarias dificilmente ofereciam alguma opção interessante sem carne.

O fato de eu ser boa de garfo, somado à falta de opções vegetais saudáveis e gostosas no mercado, me levaram a aprender a cozinhar. E à medida que restringia as carnes no meu dia a dia, eu cozinhava mais. Em 2011 cortei de vez frango e peixe da dieta e foi neste mesmo ano que eu percebi que, mais do que escrever, minha paixão é cozinhar! Mergulhei nos livros, cursos, palestras e fui adquirindo conhecimentos mais sólidos em nutrição e gastronomia.

O convite da Lara para assumir a coluna SEM CARNE me deixou muito feliz, escrever no SEM MEDIDA sobre o assunto que eu mais gosto de falar é um privilegio! Aqui no blog eu vou trazer informações sobre nutrição vegetariana e muitas receitas gostosas! Espero contribuir para que os leitores conheçam um pouco mais sobre os sabores e aromas deste mundo tão criativo que é o da culinária vegetariana.

Beijos e até breve!

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Nas Categorias: Blog, Colunistas