Há alguns dias eu tive a oportunidade de conhecer Garrett Oliver, mestre-cervejeiro nova-iorquino responsável pelos rótulos da americana Brooklyn Brewery. Ele esteve dando uma banda por aqui para participar da Semana Mesa SP e de quebra deu uma canja no Aconchego Carioca, bar queridinho dos cervejeiros paulistanos do momento. E ainda partiu para Belo Horizonte para a brassagem (ato de fazer cerveja) de uma cerveja do tipo Saison com caldo de cana, em parceria com a mineira Wäls (que faz um dos meus rótulos favoritos). Tem como não gostar?

Já contei aqui que faço parte de uma confraria de cerveja, as Maltemoiselles. Além de degustar, estudar um pouco sobre o tema, volta e meia nos arriscamos a fazer uma cerveja.  Logo, ter a chance de conhecer um mestre-cervejeiro do porte do Oliver é uma honraria das grandes.

Ele é uma simpatia, bom de piada e de molhar as palavras. Um papo incrível sobre cerveja finalizado com uma dedicatória num dos livros que eu considero entre os melhores no tema.

A “Mesa do Mestre Cervejeiro” trata o universo das geladas como ele é: sem frescuras e afetação. Tudo simples, gostoso e a gosto do freguês. Sugere rótulos e receitas como um amigo, sentado do seu lado, contando o que ele faz na casa dele. É provocativo, divertido e piadista, como o autor. Nem por isso deixa de ser informativo e de abordar as tradições.

Mas confusa que sou, esqueci de levar o meu livro no dia e lá na hora acabei pedindo outro na cara de pau para não perder a dedicatória. Tudo isso só para justificar aqui que morri com dois livros na mão e nada mais justo que devolver um deles ao universo. Vou sortear entre vocês essa bíblia cervejeira de presente de Natal. Para concorrer basta comentar no post até o dia 30 de novembro. No fim eu faço um sorteio e o vencedor leva.

Para saber um pouco mais sobre o Garrett leia aqui no UOL a reportagem da minha amiga e jornalista Joana Santana.

 

FICHA TÉCNICA

 

Garrett Oliver, mestre cervejeiro e a maior autoridade em cerveja nos EUA, revela por que a verdadeira cerveja, artesanal, é o melhor acompanhamento para qualquer refeição. Expõe seu processo de fabricação, sua história e apresenta os mais diferentes estilos de cerveja de todo o mundo. Demonstra como a cerveja artesanal, mais versátil do que vinho, realça os sabores da comida quando adequadamente combinada, criando harmonizações perfeitas. Um livro para os aficionados por cerveja e por culinária.

A Mesa do Mestre Cervejeiro
País: Estados Unidos
Autor: Garrett Oliver
Editora: Senac
Ano: 2003 (primeira edição) e 2012 (edição brasileira*)
Preço sugerido: R$ 99,90
Onde encontrar: Editora Senac

 

 

Nas Categorias: Blog, Cervejices, Cultura, Notícias, Promoções