Bonarda-Argentina* por Jéssica Marinzeck

Oiê! Estive na Argentina no mês de Setembro a convite da Wines of Argentina para um evento de negócios que também incluía algumas palestras bem interessantes com oradores da própria Argentina, como também do Brasil, Reino Unido e Espanha.

Dentre os temas discutidos, foi abordada amplamente a questão da diversidade dos vinhos Argentinos e o potencial do país para produzir muito mais além dos Malbec que já são tão conhecidos no mercado brasileiro.

Duas uvas tintas que estão se destacando fortemente por lá, é a Bonarda e a Cabernet Franc. A primeira é também encontrada na Itália, mas 95% da sua plantação mundial concentra-se no país dos nossos hermanos. Por lá, ela aparece em blends, ou seja, junto com a Malbec, em vinhos de coloração mais escura e notas de ameixa. Mas é também possível encontrar a Bonarda também brilhando sozinha.

A Cabernet Franc, é outra uva que vem ganhando força e mostrando que chegou na Argentina pra ficar. É bastante conhecida por compor os famosos blends da região de Bordeaux, na França junto com a Merlot e a Cabernet Sauvignon. Mas a ‘Franc’ Argentina, possui elegância e boa estrutura, apenas pode conter notas verdes quando não bem produzida.

Como em qualquer mercado é preciso garimpar, existem muitos Malbec no mercado que são apenas mais do mesmo, além de produtos que realmente custam muito mais do deveriam custar. Mas isso não deve ser motivo para que você não coloque a Argentina no topo da sua lista de compras de vinhos.

Mas não é somente de vinhos tintos que a Argentina vive. Já conhecia alguns de seus espumantes e pude provar durante o evento tantos outros produtos de excelente qualidade, e que podem ser encontrados em ótimos preços aqui no Brasil.

Então para fugir a regra, vou deixar aqui uma dica de espumante Argentino que entrou na minha lista de um dos melhores produtos do evento e que possui um excelente custo x benefício:

– Escorihuela Gascón Extra Brut

Espumante produzido com 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir através do Método Tradicional, ou seja, o mesmo usado na região de Champagne. É um espumante cremoso, elegante e com boa persistência.

À venda na Grand Cru, por R$ 72,00.

Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre o que a Argentina tem a oferecer. Tchau!

* Jéssica Marinzeck  “Sommelière Certificada pela Court of Master Sommeliers, na Europa e nível 3 na WSET de Londres. Comecei minha experiência com vinhos na Europa e hoje sou Coordenadora de Compras do site Evino. Sou criadora do ‘O Canal do Vinho’ no YouTube e lanço esse ano meu primeiro e-book o ‘Básico do Vinho’.”

Nas Categorias: Bebidas, Blog, Colunistas, Vinho