1200030_45309728

* Por Jéssica Marinzeck  

Ah o calor! Alegria de muitos e infortúnio daqueles que não podem fugir da sua rotina de trabalho para poder se refrescar a beira da praia ou até de uma piscina. Mas existem por aí muitos vinhos que têm aquela missão de deixar tudo mais leve e fresco.

Claro que, quando falamos desses vinhos, sempre vem a minha cabeça os brancos, espumantes e rosés, mas, sabemos que 9 entre 10 bebedores de vinho preferem os tintos independente da ocasião. E é por isso que hoje vamos falar um pouco sobre aqueles vinhos tintos que podem até deixar esse nosso verão dos trópicos, até mais agradável.

Primeiro de tudo, tenha em mente que vinhos com muito tanino como Cabernet Sauvignon, Tannat, ou vinhos muito alcoólicos como aqueles com 13,5% até 15% abv, são opções um pouco pesadas se estamos buscando uma bebida para descontrair numa tarde de verão.

Lembre-se que os tintos precisam sim, serem refrescados antes de bebidos, e se estiverem gelados demais, esses vinhos podem apresentar apenas aqueles taninos desagradáveis que amarram a boca, ou quando bebidos em uma temperatura maior do que deveriam é o álcool que é ressaltado.

Na hora da compra opte por vinhos de corpo leve e médio, com pouco tanino e álcool, na dúvida, pergunte a um funcionário da loja que você está comprando. Ou, se estiver comprando pela internet, o site do fornecedor terá todas as informações que você precisa.

Uvas como Gamay, Pinot Noir e Tempranillo geralmente produzem vinhos nesses padrões. Tintos de regiões mais frias como Alemanha, Casablanca no Chile, Patagônia na Argentina e Carneros nos Estados Unidos, também produzem tintos que caem bem no verão.

Hoje você vai ficar com duas dicas de tintos que eu provei e aprovei e que tenho certeza que também farão sucesso durante essa época do ano:

– Sopra Merlot 2012

As uvas para a produção desse vinho são plantadas a quase mil metros de altura em uma região que a acidez é a marca registrada dos seus vinhos. Estou falando de Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul, Brasil. Uma ótima opção para quem não abre mão de um tinto, mesmo no verão.

Por cerca de R$ 44,00 no site da Evino.

– LAM Pinotage 2013

Eu já sabia que queria escrever sobre vinhos de verão mesmo antes de provar esse Pinotage, e posso dizer que foi amor ao primeiro gole. Aromático, leve e sem deixar de ser surpreendente. Vale cada gole e é a cara do Brasil tropical.

 

Por cerca de R$ 88,00 na Qual Vinho ?

Espero que tenha gostado das dicas de hoje!

Tchau!

* Jéssica Marinzeck  “Sommelière Certificada pela Court of Master Sommeliers, na Europa e nível 3 na WSET de Londres. Comecei minha experiência com vinhos na Europa e hoje sou Coordenadora de Compras do site Evino. Sou criadora do ‘O Canal do Vinho’ no YouTube e lanço esse ano meu primeiro e-book o ‘Básico do Vinho’.”

Nas Categorias: Bebidas, Blog, Colunistas, Vinho