Colunistas

Angu: nova coluna de crônicas estreia no Sem Medida

Por Larissa Januário em: em: 3 de outubro de 2014
Tags:, ,

 

 

O Serviço (1)

*Por Kelly Stein

O salão se abre e tudo está alinhado. Copos, mesas, uniformes e o sorriso no rosto. A hostess abre a porta, o serviço começa. Na cozinha, o ambiente ainda é descontraído. Distraídos em seus checklists pessoais e profissionais. “Minha faca? Onde está minha faixa de cabelo? Minha tatuagem está à mostra?” Check, check, check! O Chef sofre com um pouco de azia nesta hora. “É ansiedade”, ele pensa. E ele tem razão por estar preocupado. A mesa precisa rodar pelo menos duas vezes no jantar para conseguir pagar o aluguel do dia. Eita ponto caro!

O show realmente começa quando a pequena impressora da cozinha põe-se a vomitar os pedidos. Entradas, couverts, sobremesas antes do prato principal e um “Chef, me surpreenda!” Puta, justo agora que o forno decidiu ser temperamental, pensa, mas sorri e concorda. A surpresa está a caminho.

Gordon Ramsay não são bem vistos. A política da boa vizinha é um chef justo e que fala bem com a brigada. Bem, acho que é isso. Pelo menos é o que vejo daqui da minha mesa, anônima na meia-luz do salão.

Enquanto minha amiga conta frivolidades da vida, continuo meu estudo de campo de forma discreta. Tomo mais um gole do vinho e consigo fazer uma leitura labial de uma conversa entre o chef e o garçom. “Chef, o que tem neste prato mesmo? Aquela mesa de chatos perguntam tudo sobre os pratos”. Impaciente, ele descreve rapidamente e arremata: “diga a eles que irei lá no fim do jantar “.

Continue lendo…

*Kelly Stein gosta de histórias, comida da boa e sempre persegue a xícara de café perfeita. Jornalista e idealizadora do blog de crônicas ANGU.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *