Jornal

As receitas do programa Bem Estar da Rede Globo + uma super promoção

Por Larissa Januário em: em: 21 de agosto de 2012
Tags:,

 

 

 

“O homem é onívoro, tudo o que é comestível submete-se a seu vasto apetite; o que implica, como consequência imediata, poderes de degustação proporcionais ao extenso uso que fará desses poderes”. Nessa citação de A Fisiologia do Gosto (ed. Cia da Letras), a bíblia da gastronomia, Brillat Savarin coloca a nossa capacidade de comer frente à nossa vontade de comer.

Trocando em miúdos: somos para o autor “os grandes gastrônomos da natureza” mas o fato de podermos comer de tudo, não significa que comeremos. O paladar passa diretamente pelo repertório. Nascemos com língua, mas somos apresentados aos sabores ao longo da vida. Muitos agradam, muitos não. Experimentar não é preciso, assim como viver. O que nos traz direto ao motivo desse post.

“Lara, topa fazer um menu leve e saudável, para provar pra uma turma de gulosos que comida dá pra ser leve?” Foi com essa proposta que eu fui fonte por um dia e fui parar na Globo, no quadro Viva Leve, do programa Bem Estar. O convite veio da minha amiga,  parceira de panelas e cozinheira de mão cheia,  Letícia Massula, do Cozinha da Matilde.

Para esquentar ainda mais a brincadeira, os participantes da degustação tiveram que provar tudo vendados. Isso mesmo! Comeram sem ver a comida. A venda é uma forma de fazer com que as pessoas comam sem preconceito e provem coisas que, se vissem, não provariam.

Um recurso muito comum entre degustadores profissionais de vinhos e azeites, por exemplo. Eles se submetem a testes cegos, não necessariamente vendados, claro, mas sem saber o nome do fabricante, origem e demais características dos produtos. O intuito é o mesmo: limar o preconceito e deixar que apenas o paladar brilhe em toda sua plenitude.

E no nosso caso, deu certo. Os participantes se surpreenderam ao constatarem que provaram e gostaram de coisas para as quais  normalmente torceriam o nariz. A repercussão foi tão grande e os pedidos foram tantos que decidimos publicar as receitas da degustação apresentadas na TV.  Abaixo vão três das receitas apresentadas. As outras você confere no Cozinha da Matilde. Clique nos links para conferir detalhes das receitas.

 

Rolinhos de berinjela grelhada com coalhada seca e molho de tomatinhos assados

 Arroz vermelho com cogumelo, ervilha torta e castanha-do-pará 

Atum com chips de quiabo e molho tarê 

 

 

A sobremesa foi o sorvete de banana vegano, veja o vídeo com a Letícia Massula aqui.

 

 

 

Promoção: Degustação às Cegas, por que você deve participar de uma?

 

Quem viu a degustação no programa e ficou com vontade, vai ter a chance de participar de uma exclusiva para leitores do Sem Medida e do Cozinha da Matilde. Basta você me convencer em argumentos no espaço de comentários de que merece estar numa degustação às cegas.

Sortearemos 6 participantes, 3 aqui no Sem Medida ou 3 lá no na Cozinha da Matilde para viverem essa experiência no dia 11 de setembro, às 19h30, aqui na Cozinha da Matilde.

Regulamento da promoção:

  • Será admitido apenas um comentário por participante. Caso haja um segundo comentário, este será desconsiderado.
  • Serão considerados apenas comentários postados até o dia 06 de setembro às 24h.
  • Não forneceremos transporte até o local da degustação, os ganhadores deverão comparecer no dia 11 de setembro, até as 19h10 aqui na Cozinha da Matilde para participar.
  • A degustação acontecerá no dia 11 de setembro as 19h30 horas na cidade de São Paulo (SP), não haverá possibilidade de alteração desta data, horário e local.
  • Todo o conteúdo relacionado à promoção poderá ser usado pelas organizadoras para futuras publicações nos sites e eventual material promocional (texto, fotos e vídeos).

 

 




19 Comments

  1. Aline Cortes disse:

    Menina! Que sucesso é esse?! Parabéns Lara! Quando você contou que tinha um blog sobre gastronomia e culinária eu imaginei que entendesse do assunto, mas não sabia que era desse tanto!
    Vida longa!
    Beijos saudosos

  2. Greice Munhoz disse:

    Meu argumento é o seguinte: tenho o que dizem ser a pior rinite da face da Terra, segundo os especialistas. E AMO comer. Mas não como de tudo, tenho dificuldade com algumas texturas de legumes e tals. Sei que o olfato exerce uma influência muito grande sobre o paladar e gostaria muito de ME testar. Ou seja, que além de estar sem a visão, estarei também com um olfato que não é o dos melhores, kkk… quem sabe eu descubro que não sou tão capenga assim? =D

  3. Greice Munhoz disse:

    Exemplo RE-significação que funciona comigo: CHIPS! Vi que fizeram de quiabo (que eu não conheço). É uma das poucas formas de eu comer abobrinha… imagino que deva funcionar com outros alimentos. E AMO atum. Vou testar essa receita qq dia pra ver como funciona essa junção toda. Parabéns, tá tudo LINDO!

  4. João Simões disse:

    Meu argumento é simples: eu sou gordinho e ainda não me convenceram do contrário. Chips de quiabo melhor que uma bela batata frita com sal grosso e alecrim… senta lá, Cláudia.

  5. Querida Larissa

    Super amei ….!
    Eu que compartilho com você um bom jantar e almoço e, muitas vezes, não quero experimentar giló …. Acho que terá que usar o lance de vendar os meus olhos …. execelente tecnica … !!! Rsrsrs
    Parabens e sucessso …..
    Bjo

  6. Juliana disse:

    Ameiiiii!! Parabéns Lara. Achei o máximo o sorvete de banana! Beijossss

  7. Emerson Rezende disse:

    Quero participar dessa promoção porque sou um ávido consumidor de tudo que é bom de comer. Além disso, adoraria ter contato com novos aromas, sabores e técnicas de cozinha, pois também adoro cozinhar.

  8. ca disse:

    Eu mereço estar numa degustação às cegas pois confio no meu paladar e tenho certeza que vou acertar grande parte dos ingredientes. Ou não.

  9. Ariane Oliveira disse:

    Tenho um bom argumento: sou muito chata para comer. Dizem que tenho paladar infantil, simplesmente não consigo experimentar coisas novas. Quem sabe de olhos vendados?

  10. Elaine Rezende disse:

    Ai, que máximo!

    Meu motivo para participar é que apesar de ser gordiça, eu não como quase de nada, meus ossos é que são largos.

    Seria bom me alimentar corretamente pela primeira vez na vida.

    Além do que ADORARIA compartilhar de um teste cego com os amgs acima! Imagina, uma mesa com Greice, João e eu?

    Cegos, (temporariamente) mudos e loucos!

  11. Daniel disse:

    Eu devo participar de uma degustação as cegas porque quero sentir o gostinho da comida e imaginar sua aparência através do sabor que ela tem e me surpreender com novos sabores !

  12. Elaine Rezende disse:

    E é meu aniversário essa semana (apelando)

  13. Cris disse:

    Eu preciso disso porque eu fico revoltada dos cientistas ainda não terem desenvolvido um jiló sabor bacon, ou um alface sabor pizza. Provavelmente isso daria cancer, mas como ainda não existe tais coisas conto com a ajuda de vocês para que eu acredite que existe esperança e sabor em comer legumes e ter uma vida saudável.

  14. cindy disse:

    ai meu deus do céu q assim eu morro, feliz e de olhos bem fechados

  15. Biso disse:

    Po, Lara quero ir nessa parada ai, quebra o galho do gordinho. hahaha

    bjs.

  16. Vagner Luis Colpani disse:

    Saudações pessoal do programa, primeiramente quero alertar que tenho diabete por isso gostaria de tirar uma duvidas. Pois bem eu posso comer como abacates e banana?
    Gostaria de algumas dicas de receitas.
    Desdejá agradeço a cooprienção.

  17. Larissa Januário disse:

    Olá Vagner, td bem?
    acho que houve uma confusão. Esse site não tem nada a ver com o Programa Bem Estar.
    Eu apenas participei de um quadro deles dando dicas de refeições leves para que busca uma dieta mais saudável, mas tem paladar restritivo.
    Acredito que vc deva buscar orientação médica nesse caso.
    Obrigada!
    Larissa

  18. MARIA JOSÉ MARTINS DE LIRA disse:

    BOA TARDE! PRECISO DE UM DENTISTA CIRURGIÃO EM BRASÍLIA SERÁ QUE O PROGRAMA “BEM ESTAR” PODE ME AJUDAR? NECESSITO DE UMA PRÓTESE FIXA. MORO DE ALUGUEL E SOU ASSALARIADA.
    CONTATOS:(61) 91161508/84166412.

  19. Larissa Januário disse:

    Olá Maria José,
    não posso te ajudar, esse site não tem nada a ver com o Programa Bem Estar. Eu apenas participei de um quadro lá, há muito tempo.
    Sugiro que vc fale com eles diretamente.
    Att,
    Sem Medida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *