Colunistas

Como foi Festival Fartura Gastronomia em SP

Por Marina Kawata em: em: 30 de junho de 2016
Tags:,

fartura

Nos dias 25 e 26 de junho São Paulo teve a sua primeira edição do Festival Fartura Gastronomia. O evento faz parte de um projeto de mapeamento da cultura gastronômica brasileira com o intuito de valorizar produtores e produtos de diversas regiões.

O evento aconteceu no Jockey Club e reuniu chefs dos 26 estados brasileiros, além de produtores de cacau e chocolates, da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA), produtos de caju, da Cajuespi (Teresina, PI), os queijos de cabra do Capril do Bosque (Joanópolis, SP), o Pé de Moleque da Barraca Vermelha (Piranguinho, MG) e Queijos canastra da Associação de Produtores de Queijo Canastra de MG.

Cada cozinheiro preparou uma receita inspirada em produtos regionais, como o Bolinho de feijoada da chef Katia Barbosa (Aconchego Carioca, RJ), o Brigadeiro de cacau, das Filhas do Combu (Ilha do Combu, BA) e a Barriga de porco glaceada com teriaki de cachaça e farofa crocante, do chef Leo Paixão (Belo Horizonte, MG)

fartura sp

De opções vegetarianas, apenas dois pratos: o Pomodori com seu nhoque de beterraba e molho de queijo e o food truck Buzina, que levou uma opção de hamburger vegano, feito com cogumelo portobello.

Prêmios

Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.

Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo.

Em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.

Próxima Edição

O próximo evento será na cidade de Tiradentes, em MG, dos dias 26 de agosto a 4 de setembro.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a solução para a saúde, desde que a comida seja gostosa!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *