Agenda e eventos

Feira gastronômica Mistura 2013: o que esperar do evento que começa hoje no Peru

Por Larissa Januário em: em: 6 de setembro de 2013
Tags:, , , , ,

Começa hoje em Lima, no Peru, a VI edição da Feira Mistura, considerado o evento gastronômico mais importante da América Latina. Até o dia 15 de setembro chefs relevantes do mundo todo estarão por lá para apresentar técnicas e discutir tendências gastronômicas.

Até aí, se você não estiver lá, pouca cosia muda na sua vida. Mas se existe algum interesse no tema, é bacana saber um pouco sobre o que vai rolar. Basta pensar que essa festa reunirá bem aqui do lado praticamente todo o PIB da gastronomia mundial. Vamos ao que importa:

Já na saída, antes da abertura da Feira, foi anunciada pela primeira vez a lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, nos mesmo moldes da lista mundial The World’s 50 Best Restaurants. Para nossa surpresa, o mais relevante chef brasileiro Alex Atala, que na lista internacional está em sexto com seu D.O.M., ficou em segundo na versão Latam. Atrás do peruano Gastón Acurio e seu Astrid y Gastón, de Lima, que na lista mundial está em 14º.

– Também entraram na lista outras casas brasileiras: Maní, de Helena Rizzo (5º), o carioca Roberta Sudbrack (10º), o Mocotó, de Rodrigo Oliveira (16º),  Fasano (23º), o Attimo, do Jefferson Rueda (32º) ; o Olympe, de Claude Troisgros (35º), Remanso do Bosque,  de Thiago Castanho (38º) e Epice (41º). Desta lista, conheço os paulistanos Maní, Mocotó, Attimo e o paraense Remanso e recomendo fortemente todos.

– Dentro da feira, acontece o Encontro Gastronômico Internacional Mistura 2013 com debates que se estenderão por quatro dias. Entre os convidados estão chefs internacionais como Albert Adrià (irmão do Ferran, do finado espanhol El Bulli), Andoni Luis Aduriz, José Andrés, Alex Atala (D.O.M), Massimo Bottura e Rene Redzepi (do dinamarquês Noma, por anos o melhor do mundo), que apresentarão as últimas tendências culinárias de seus países. O jovem paraense Thiago Castanho (Remanso do Bosque) também contribuirá.

Eles trouxeram Magnus Nilsson, chef do curioso Fäviken Magasinet, na Suécia. Um restaurante rural, isolado no norte do país, que se destaca pelo uso de carne de caça e ingredientes cultivados na fazenda do chef. Está em 34º lugar na lista “50 Best Restaurants” e está com mais de três meses de espera para reservas. Ele deve ter algo de bom a dizer.

– A boa notícia é que Magnus Nilsson virá também ao Brasil em outubro no Mesa SP. Estarei lá.

– Realizada pela Apega (Sociedade Peruana de Gastronomia), a Mistura conta com apoio da PromPerú (Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo) para reforçar a divulgação da Feira e do Encontro Gastronômico Internacional. Deveríamos aprender com eles aqui no Brasil.

Veja a lista completa dos chefes participantes do Encontro Gastronômico Internacional Mistura 2013:

Albert Adrià

Alex Atala

Andoni Luis Aduriz

Blaine Wetzel

Daniel Humm

Daniel Patterson

Davide Scabin

Enrique Olvera

Fulvio Pierangelini

Gastón Acurio

Iñaki Aizpitarte

Jaime Pesaque

José Andrés

Kobe Desramaults

Magnus Nilsson

Massimo Bottura

Mauro Colagreco

Mitsuharu Tsumura

Nuno Mendes

Petter Nilson

Rene Redzepi

Rodolfo Guzmán

Thiago Castanho

Virgilio Martínez

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *