Jornal

Top 5: As melhores coxinhas de São Paulo

Por Larissa Januário em: em: 5 de julho de 2013
Tags:

 

Caso alguém que lê esse humilde blog ainda não saiba, eu amo coxinha. Tanto que me atrevo a passar horas na cozinha só para fazer o trabalhoso petisco. Minha coxinha é boa por dois motivos: 1 – eu quem faço. 2 – faço do meu jeito e do meu gosto. Por isso, e só por isso, ela é a melhor coxinha do mundo segundo eu. Não entendo gente que não gosta da própria comida, é tipo sair de casa com uma roupa horrível que você mesmo colocou. Se você não sabe se agradar ao fogão, trate de aprender. Assim como aprendeu a se vestir e escovar os dentes. Olha lá a receita e veja com passo a passo que você vai entender o que estou dizendo.

Mas como eu faço coxinha só na passagem do cometa Halley, você dificilmente vai prová-la (até porque ela não está à venda). Por isso, selecionei as melhores da cidade para esse top 5. Claro que isso é uma opinião geograficamente restrita (afinal, não provei todas as coxinhas de uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes e mais de 1,5 mil quilômetros quadrados). Por isso, se souberem de alguma coisa bacana ai na sua área, deixe seu comentário.

 

Top 5: As melhores coxinhas de São Paulo 

 

1 – COXINHA DE GALINHA CAIPIRA DO ATTIMO
Poderia ser uma coxinha gourmet, mas é só incrível mesmo. É feita como se deve. A massa de trigo e caldo de galinha (de verdade, claro), é bem cozida e por isso, fica fininha e saborosa. O recheio é molhadinho e bem temperado com alho, cebola e cheiro verde. Sem essa mania de catupiri, que me incomoda mais que agrada. O tamanho é perfeito porque permite que você coma muitas!  Aqui tem a receita, caso você queira se arriscar.         

Restaurante Attimo
Rua Diogo Jácome, 341, São Paulo, SP
Tel.: (11) 5054-9999 

 

2 – COXINHA DO VELOSO
Ela é tudo que eu espero de uma coxinha. O recheio é farto e cremoso (o catupiri, que não é meu forte, vem misturado ao frango). A casca é dourada e levemente crocante. É feita de com massa de trigo (minha preferência) super bem cozida e trabalhada na manteiga.  Aqui tem a receita, mas é um versão para o cinema. A original vendida no bar ele não divulgam nem sob tortura chinesa.

Veloso Bar
R. Conceição Veloso, 56, São Paulo, SP
Tel.: (11) 5572-0254

3 – COXINHA DE MANDIOQUINHA DO FEED FOOD 
Prefiro coxinha com massa a base de farinha de trigo. Mas nesse caso, a mandioquinha (batata salsa/batata baroa) além de deixar a massa amarelinha, dá um toque adocicado que contrasta bem com recheio.  Também é leve e bem temperadinha.    

Feed Food
Rua Artur de Azevedo, 517, São Paulo, SP
Tel.: (11) 4305-7727

4 – COXINHA DO MARCELINO PAN Y VINO
Combina na massa farinha de trigo e batata. Mas a graça mesmo dessa coxinha está no recheio temperado com curry e noz-moscada.   

Marcelino Pan y Vino
Rua Girassol, 451, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3034-0461

 

5 – COXINHA DO BABY FRUTA
Essa é a clássica coxinha de buteco. Grande, mas tão grande, que precisa de um palito para firmá-la. Vale por um almoço. Daquelas sem frescuras, até tem a opção com catupiri (genérico), mas a boa mesmo é a de frango, ponto. Cai super bem com molho pimenta de garrafinha. Eles costumavam fritar duas levas no dia: uma bem cedo e outra na hora do almoço que desparecem rapidamente do balcão (o que comprova seu valor). Claro que não existe um site, mas  o Chef à Porter fez um post bem bacana sobre o Baby Fruta.

Baby Fruta
Av. Paulista, 683, São Paulo, SP
Tel.:  (11) 3288-2575

 

Cerveja Sugerida: Stone Arrogant Bastard Ale

Essa eu tomei recentemente. Indicação do Paulo, do Empório Sagarana, que disse: como não tomar uma cerveja chamada Stone Arrogant Bastard Ale Coloração?  E ele tem toda razão. Não só o nome é bom. Essa é uma excelente Ale, âmbar, translúcida, linda. No aroma, lúpulo intenso e marcante, inclusive no retrogosto. Mas incrivelmente equilibrado com o dulçor do malte quase caramelado. Acompanha bem os temperos da coxinha fazendo um bom par para a friturinha crocante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 




11 Comments

  1. Antonio Luis disse:

    Parabéns pela publicação. bastante interessante.
    Eu gostaria de sugerir uma que achei interessante pela sua proposta. É uma coxinha gourmet embalada individualmente e o melhor: Pode ser assada!!!

    Vai a dica para conhecer: https://pt-br.facebook.com/EmporiodaCoxinha

    Valeu.

    Abraços,

  2. Vania disse:

    Adorei seus comentarios !! eu tambem faco as Minhas coxinha e sao as melhores do mundo. Moro nos EUA e nao e facil encontrar pronta, entao tive que me virar pra fazer o petisco e me aprimorei tanto, que todo Mundo me pergunta se quero fazer e vendar.
    Aprendi muito com minha mama que faz uma coxinha deliciosa de mandioca, mas como voce, Prefiro a de farinha de trigo. Congratulations, love your blog!!!!

  3. Larissa Januário disse:

    Que delícia, Vania!!!
    Eu se vc vendia.
    Já pensou? Vai acabar saindo na Ana Maria Braga como a coxinha de sucesso nos EUA.
    hahahahaha
    Quero provar!
    bjos e obrigada pelo carinho.
    <3

  4. amilson de souza disse:

    super legal, na verdade São Paulo tem em diversos bairros, escondidos as vezes ou de forma discreta, receitas de boteco que são uma delicia a ser explorada, coxinha é uma delas, realmente parece que são todas iguais mas não, cada uma tem um toque que dá um charme e sabor que conquista muitos que as provam.

    Parabéns e continue buscando novidades.

    Amilson de Souza

  5. Larissa Januário disse:

    Olá Amilson, concordo.
    Listas nunca são justas pq sempre alguém fica de fora. Depois desse post ja encontrei muitas outras coxinhas deliciosas.
    Ainda bem!
    Obrigada pela contribuição.
    bjos

  6. yuri ferreira disse:

    parabens pelo site muito legal , aguardo mais conteudo como esse parabens.

  7. Larissa Januário disse:

    Que bom que gostou!
    Obrigada!
    Bjos

  8. ivete santos silva disse:

    olá tudo bem? gente eu moro em CARAGUATATUBA e comecei fazer coxinha faz uns três meses,só que a minha massa fica grudando no dente e isto é horrível,as pessoas não gostam de compartilhar os seus segredos culinários eu acho isso de um egoísmo muito grande,passar o conhecimento que adquirimos é um ato de amor.Será que alguém pode ajudar????????????? desde já muito obrigada!

  9. Larissa Januário disse:

    Olá Ivete, aqui temos o passo a passo ensinando a fazer coxinha:
    http://semmedida.com/receitas/receita-coxinha-caseira-passo-a-passo/
    espero que ajude.

  10. mauricio serodio disse:

    Gostei dessa matéria das Coxinhas. Como as outras que sempre acompanho.
    Aqui em minha cidade, Botucatu, SP, tem uma coxinha que é conhecida com uma das melhores do interior, é a produzida pela Coxinharia Botucatu. Vale a pena conhecer. É ponto turístico em nossa cidade.
    facebook Coxinharia Botucatu, Rua Amando de Barros, Botucatu-SP.
    Abraços.
    Mauricio, Janeiro de 2018.

  11. Larissa Januário disse:

    Quero conhecer! Obrigada pela dica. ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *