antepasto berinjela2

Acabou o Carnaval, já passou o pós e até o glitter já saiu do corpo (por aqui!). Agora é oficial: 2016 começou pra valer e é hora de resgatar as pendências, inclusive de receitas vegs pra todos os gostos!

Pra dar início aos trabalhos da coluna Sem Carne, vamos de antepasto vegano de berinjela, fazendo jus ao nome do blog: Sem Medida, quantidades de acordo com o gosto da cozinheira ou do cozinheiro, porque mesmo variando as quantidades dos ingredientes, essa receita é um sucesso.

Ingredientes:

Berinjelas cruas, umas 4 semi descascadas.
Pimentão vermelho em cubos médios
1 cebola em cubos pequenos
Alguns dentes de alho
Uva passa branca picadinha (opcional)
Castanha de caju
Azeitona verde sem caroço
Um punhado de alcaparras escorridas
Folhas de coentro
¼ xícara de vinho branco
¼ xícara de vinagre de vinho branco
1 pimenta dedo de moça picadinha sem as sementes
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Pique a berinjela em três partes e faça fatias bem finas. Depois corte tudo em tiras. Coloque as berinjelas em um escorredor de massas e misture uma quantia generosa de sal. Coloque um prato por baixo pois ela vai soltar muita água. Deixe por algumas horas escorrendo, depois lave a berinjela, esprema e reserve.

Numa frigideira refogue a cebola em um pouco de azeite, depois junte o alho (não deixe dourar), adicione o pimentão vermelho e refogue até que esteja al dente. Adicione o vinagre e o vinho branco, deixe no fogo por alguns minutos e despeje tudo por cima da berinjela.

Pique finamente as folhas de coentro, as alcaparras, as azeitonas verdes, as uvas passas e a castanha de caju. Junte a pimenta dedo de moça, acerte o sal e a pimenta do reino e coloque azeite, muito azeite (ahhh!)

Misture tudo com a berinjela. Sirva em temperatura ambiente com pão italiano ou outro pão de casca grossa.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne