Bibimbap_sem_medida_larissa_januario16

Esse é daquele pratos deliciosos feitos com sobras de geladeira. Você junta alguns bocados e consegue fazer uma refeição colorida, saborosa, nutritiva  e farta. É um prato consumido em países como Coreia, China e Malásia. Como o nome indica, trata-se de um mexidão de arroz com carnes, legumes e ovos, tudo salteado na wok, panela cantonesa de fundo redondo.

É uma receita caseira e por isso aceita inúmeras variações. Cada família faz com o que tem, mas o arroz está sempre presente. Na Ásia, as variedades mais famosas são Yangzhou e Fujian. Há ainda versões vegetarianas criadas para atender muçulmanos  e as que levam ovo frito. Na  Indonésia geralmente são bem picantes (goreng nasi). Também é muito popular na África Ocidental, em nações da Nigéria , Gana e Togo, tanto em restaurante como comida de rua.

Na minha eu usei arroz vermelho, carne bovina, pimentão vagem e repolho roxo e por fim, coroei tudo com ovos, que cozinharam no próprio calor do arroz, pra manter a geminha mole. Vamos ao passo a passo, essa receita serve até 4 pessoas tranquilamente.

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 e 1/2 xícara de chá  de arroz vermelho (ou comum) já cozido
1 xícara de chá de carne bovina (usei bombom de alcatra)
óleo de gergelim para refogar
Pimenta-do-reino
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de molho de ostra
1 colher de sopa de nampla (molho de peixe. Sim, vai ficar bom)
1 ramo de cebolinha verde
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1/2 xícara de chá de cogumelo (usei shitake)
1/2 xícara de chá de vagem
1 pimenta dedo-de-moça

Bibimbap_sem_medida_larissa_januario18

Aqueça bem a panela e salteie as tiras de carne no óleo de gergelim até dourar. Tempere com sal, pimenta  e reserve em outro recipiente. Para uma versão vegetariana exclua esse passo e comece direto no seguinte.

Bibimbap_sem_medida_larissa_januario19

Coloque um fio do óleo de gergelim na mesma panela, refogue a parte branca da cebolinha em rodelinhas, junte os pimentões em tiras, a vagem e o cogumelo.

Bibimbap_sem_medida_larissa_januario20

Junte o repolho picado, o arroz cozido e volte a carne pra panela.

Bibimbap_sem_medida_larissa_januario14

Coloque os molhos e mexa bem até pegar um pouco no fundo da panela, tem que fazer aquele barulho de friturinha. Acerte o sal e finalize com a pimenta dedo-de-moça.

Bibimbap_sem_medida_larissa_januario15

Quebre um ovo por pessoa sobre o arroz e abafe para que ele cozinhe até o ponto desejado. Finalize com a parte verde da cebolinha fatiada. Sirva imediatamente.

Bibimbap_sem_medida_larissa_januario17

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas