Depois do penne e do creme com salmão, volto à saga do aspargo de R$ 1. Essa é a mais simples, e pra mim, a mais gostosa. Os aspargos alla milanese. É um dos preparos mais consumidos na Itália.  Trata-se de um ovo estrelado com a gema mole onde você pode molhar os talos do vegetal com as mãos mesmo. Aqui eu investi na frescura, usei um aro para fritar o ovo e ele ficar lindo assim, para a foto, e temperei com flor de sal e pimenta do reino moída na hora. Ficou uma delícia.

Se você como eu encontrar aspargos a um preço acessível e quiser estocar para a guerra é preciso conservá-los. Para isso, junte-os em um ramalhete e coloque em um recipiente com 2,5 cm a 5cm de água com as pontas para cima. Como no Brasil é quente, vale deixar na geladeira. No caso dos aspargos verdes, somente na hora de fazer que se deve retirar a parte rígida do talo, que é a mais clara, quase branca. O ideal é quebrar com a mão mesmo. Ele vai partir exatamente na parte onde termina o caule e começa a parte suculenta. E depois, se quiser, acerte com a faca para ficar bonitinho.

Na hora de cozinhar é preciso lembrar principalmente que o aspargo precisa de pouquíssimo tempo de cocção. Seja grelhado, gratinado ou cozido, não deve passar de 5 minutos. Caso contrário ficarão moles e sem nenhuma “crocância”.

Há quem descasque o aspargo retirando finas camadas do talo da base até o botão desprezando algumas pétalas. Eu não faço isso. Gosto da fibra. No mais, não tem segredo. Só espero encontrar mais aspargos baratos para trazer mais receitinhas para vocês.


Aspargos com ovos estrelados
Para duas porções

Ingredientes

8 talos de aspargos
3 ovos caipiras grandes
1 fio de Azeite extra virgem
1 colher de chá de manteiga

Preparo
Retire a parte inferior dos talos, que são mais duras e levam mais tempo para cozinhar, reserve para usar em outra receita, como a anterior do penne. Grelhe os aspargos em uma frigideira grossa bem quente com o azeite e manteiga até que eles fiquem um pouco tostados. Na sequência, ou simultaneamente se for capaz, frite os ovos em uma frigideira com um fio azeite quente. O tempo varia de acordo com a sua preferência do ponto dos ovos. Eu prefiro gemas moles, quanto mais tempo, mais firme. Sirva cada ovo com 4 aspargos, salpique flor de sal, ou sal grosso moído e  pimenta preta moída. A graça aqui é molhar o aspargo na gema mole. É sério, é uma das coisas mais gostosas da vida humana.

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Entradas e Petiscos, Receitas