Por Marina Kawata

Esta é a forma que eu mais gosto de preparar aspargos. Eles ficam cozidos na base, crocantes no meio e com o broto cru, mas quente e com um suave sabor de manteiga.

E depois de tudo feito e comido ainda sobra manteiga composta, deliciosa, que pode ser servida com pão quentinho, ovo poche, batata ou com qualquer alimento quente para que ela derreta.

Hoje eu fiz a receita com ovos caipiras cozidos.

Ingredientes:

– 1 maço de aspargos graúdos (não encontrei na feira então fiz com esses fininhos mesmo, mas os graúdos ficam bem melhores)
– 200g de manteiga com sal
– sal marinho e pimenta do reino moída na hora
– 4 ovos caipiras cozidos por 6-8 minutos
– salsinha picada
– 1 tira dupla de papel manteiga da altura dos talos dos aspargos (sem tampar os brotos)
– 1 pedaço de barbante

Modo de fazer:

Lave bem os aspargos e descasque a parte dos talos. Embrulhe todos juntos no papel manteiga e amarre com o barbante, sem apertar muito.
Em uma panela funda, derreta a manteiga e coloque os aspargos na vertical. Deixe-os cozinhando na manteiga, em fogo muito baixo, por cerca de 1h. Vá despejando a manteiga no topo dos aspargos com uma concha.
Corte o barbante e solte os aspargos do papel manteiga. Sirva com os ovos cozidos cortados ao meio. Salpique um pouco de sal marinho, pimenta e salsinha, regue tudo com a manteiga do cozimento e divirta-se!
Coloque a manteiga que sobrou, já fria, em um pedaço de filme plástico e enrole como se fosse um bombom. Guarde na geladeira se for usar em alguns dias ou congele, cortando fatias dela conforme for usando.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne