Auberines, como são chamadas as berinjelas em francês. Esse legume soberbo, saboroso, a cara da riqueza. Nesta receita de origem chinesa, mas bem consumida na França, elas são pré-cozidos no vapor, em seguida, fritas em wok ate ficarem bem caramelizadas. No tempero entram gengibre fresco, alho, cebolinha, pimenta, molho de soja, pimenta de Sichuan, açúcar mascavo e coentro fresco.

 

Receita facílima e barata! Pode ser servida sozinha, como uma entrada, ou como prato principal vegetariano combinada com bifum ou gohan.

ingredientes
2 lindas berinjelas
20 g de gengibre fresco
2 dentes de alho
1 maço de nirá (Cebolinha chinesa)
1/2 ramo de coentro
1/2 colher de café de pimenta de Sichuan
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado

Preparo
Lave as berinjelas, retire o pedúnculo. Corte em bastonetes.  Aqueça a água em uma panela de cozimento a vapor ou improvise usando um escorredor de legumes ou peneira de metal. Quando a água estiver fervendo cozinhe as berinjelas por 15 minutos.  A vantagem de pré-cozinhar berinjelas é evitar que elas absorvam muita gordura e as tornem indigestas.

Descasque e pique os dentes de alho. Pique as cebolas e polvilhe o coentro. Descasque o gengibre e rale.
Aqueça o óleo em uma wok (ou em uma frigideira), toste as berinjelas ate dourarem. Retire-as e adicione o alho, gengibre, pimenta, pimenta Sichuan e açúcar e refogue mexendo. Junte o molho de soja e misture.  Volte as berinjelas para a panela e misture para que o molho as envolva bem. Sirva polvilhada com a cebolinha picada e as folhas de coentro.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Sem carne