Por Marina Kawata

Típico do Nordeste, o Baião de Dois é uma mistura de feijão verde ou feijão de corda (que é o feijão verde seco) e arroz branco, tudo com muito tempero. É um prato gostoso e nutritivo, mas geralmente na mistura vem também linguiça, bacon e carne seca, tornando este prato tão tradicional inviável pra vegetarianos.

Para fazer o Baião de Dois Sem Carne vamos usar o tofu defumado, curinga da cozinha vegetariana, que vai dar um sabor especial, fazendo o papel do bacon no feijão. Este ingrediente é vendido em lojas no bairro da Liberdade e custa R$10,00.

Ingredientes:
-250g de feijão de corda
– 250g de arroz
– 1 folha de louro
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 150g de queijo coalho picado em cubinhos
– ½ tofu defumado sabor pimenta calabresa picadinho
-2/3 xic chá de manteiga de garrafa
– ½ pimenta dedo de moça picadinha
– Salsa e coentro picadinhos (1 xícara +/-)

Modo de fazer:
Lave o feijão de corda e deixe de molho por 4h. Descarte a água. Coloque o feijão, o tofu defumado e o louro numa panela, adicione sal e cubra com água. Cozinhe até que esteja macio, mas não muito mole. Coe o feijão e utilize a água do cozimento para preparar o arroz.
Refogue metade da cebola e do alho com o arroz e cozinhe com a água do feijão. Complete com água se precisar e acerte o sal (1 medida de arroz para 1,5 de líquido). Quando estiver quase pronto, coloque o queijo coalho e mantenha a panela tampada.
Refogue o restante da cebola e do alho na manteiga de garrafa e junte o feijão, o coentro, a salsa e a pimenta e misture tudo com o arroz.

Sirva com mandioca frita, ovo frito e abóbora assada.

Para um preparo vegano, substituir a manteiga de garrafa por óleo ou azeite e substituir o queijo coalho por um tofu firme. Deixá-lo marinando no shoyu por 1h. Cortar em quadrados médios e fritar em um pouco de óleo. Misturar só no final para não desmanchar.

Ai, ai ai, ai baião que bom tu sois
Se o baião é bom sozinho
Que dirá baião de dois – Luiz Gonzaga
(Que dirá vegetariano!)

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne