barriga_polenta_semmedida_larissa_januario5

Barriga de porco é um dos pratos favoritos do Gustavo, o maridón que faz aniversário hoje. É daqueles que você come só uma vez por ano, em um dia frio de preguiça como estes que andam fazendo. Pois é, digamos que não é dos mais leves pratos da humanidade, mas toda a culpa é perdoada diante de tanto sabor.  Além de gostoso, é barato e fácil de fazer. O maior trabalho que você terá é essa frecurite de cortar a pele em cubos. Mas também vale a pena porque deixa tudo ainda mais crocante.

Esqueça suas amarras e preconceitos e chafurde nessa maravilha de Deus. Como o prato já é de peso,  para acompanhar aposte em legumes do assado e uma polenta branca cremosa que parece uma nuvem de tão leve. para complementar a textura do prato, use folhas verde escuro e crocantes como rúcula ou agrião. A picância deles também ajuda a  equilibrar a gordura marcante da barriga. O passo a passo da polenta branca, é o mesmo da amarela e você o vê aqui.

Veja aqui uma pitada de reportagem sobre Polenta

barriga_polenta_semmedida_larissa_januario

Escolha uma barriga inteira e bem carnuda. Para isso, tem que ter um fornecedor de confiança. Com uma faca bem afiada faça os talhos no couro sem afundar até a carne. Ah, mas pra que fazer isso? Esses cortes farão com que a pele fique crocante e dourada com mais facilidade, já que aumenta a superfície de contato com a barriga. Além é claro, de ficar lindo!  

barriga_polenta_semmedida_larissa_januario2

Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.  Se tiver tempo, deixe marinando em temperos por algumas horas.

barriga_polenta_semmedida_larissa_januario3

Forre o fundo de uma assadeira com legumes como cenoura, alho poró, cebola e principalmente, erva doce. Todos picados grosseiramente para que não desapareçam durante o cozimeto. 

barriga_polenta_semmedida_larissa_januario4

Acomode a barriga na assadeira, salpique pimenta dedo-de-moça fatiada, raspas de laranja e alho picado. Coloque uma cabeça inteira de alho ao lado e despeje vinho branco seco no fundo da assadeira.  Suficiente para cobrir metade da peça. Cubra com alumínio e leve ao forno médio. Deixe até ficar macia.
barriga_polenta_semmedida_larissa_januario6

Quando o garfo penetrar com facilidade na carne, retire o alumínio e deixe dourar bem.
barriga_polenta_semmedida_larissa_januario8

Sirva com polenta branca, os legumes do cozimento e as folhas verde escuro. Esprema inclusive os dentes de alho que estão doces e untuosos depois de assados.

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas