berinjela_parmegiana

Retornando das férias hoje depois de algumas semanas viajando e sem postar, mas feliz e cheia de novidades gastronômicas e vegetarianas. Volto das férias ainda mais apaixonada por comida.

Minha primeira parada nessa viagem foi a Itália, com seus tomates e queijos espetaculares. Aprendi que a pizza napolitana, pra ser chamada como tal, deve seguir padrões como a quantidade de sal, o tamanho da borda, além de muitas outras coisas, e os ingredientes do recheio devem ser sempre muçarela de búfala, tomate e manjericão, as três cores da bandeira italiana. Também aprendi que os melhores tomates da Itália crescem na região de Campania, no solo vulcânico do Vesúvio, terra conhecida como zona rossa (área vermelha) devido ao risco de erupção vulcânica.

Estava ansiosa pelos novos sabores e planejando reproduzir aqui no blog versões sem carne dos pratos italianos. De fato, as descobertas aconteceram, de coração aberto e estomago sempre faminto, mas pra minha surpresa, a maioria dos pratos italianos que provei, apesar de serem gostosos, não eram tão saborosos quanto as minhas expectativas. Parecia faltar tempero, ou talvez tenha sido meu paladar mal acostumado, acho que com um pouco mais de sal, alho e pimenta ficaria perfeito! Retornei a São Paulo cheia de saudade das minhas panelas e louca para por a mão na massa, literalmente. Um dos pratos que mais gostei na Itália foi Melanzane alla Parmigiana e é com ele que vou iniciar a coluna sem carne em 2015.

Como não temos em terras tupiniquins aqueles tomates italianos incríveis, usei passata de tomate (pasta de tomate) italiano.

Ingredientes
3 berinjelas
200g de muçarela ralada
Parmesão ralado
1 vidro de passata de tomate italino 680g
2 dentes de alho
Folhas de manjericão
Azeite
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer

Corte as berinjelas na longitudinal o mais fino que puder. Salpique um pouco de sal e aguarde 30 minutos. Esprema as berinjelas. Unte uma assadeira com azeite e coloque uma camada de berinjela. Leve ao forno alto e pré-aquecido por alguns minutos e vire-as para secarem dos dois lados. Ela precisa ficar bem sequinha. Faça isso em etapas com todas as fatias de berinjela.

Enquanto isso, pique o alho e frite-o em azeite por alguns minutos. Adicione o molho de tomate e o manjericão picado e deixe ferver. Acerte o sal e a pimenta do reino.

Para a montagem

Coloque um pouco de molho em uma assadeira. Faça uma camada de berinjela, cubra com um pouco de muçarela e coloque outra camada de molho. Vá intercalando a montagem até encerrar com a berinjela. Despeje o restante do molho, cubra com o restante da muçarela. Leve ao forno para gratinar. Coloque o parmesão ralado por cima na hora de servir.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne