Warning: imagejpeg() [function.imagejpeg]: Unable to open '/home/semmedida/www/wp-content/uploads/2012/06/caldo_peq2-800x800.jpg' for writing: Permission denied in /home/semmedida/www/wp-includes/class-wp-image-editor.php on line 405
Receitas

Receita de Caldo, Escaldado, Caldinho de Frango

Por Larissa Januário em: em: 11 de junho de 2012
Tags:, , ,


Caldo de frango é algo tradicionalíssimo no Goiás. Padarias, bares, restaurantes, todo lugar que se preze na minha terra, tem sempre um bom caldinho para oferecer. Ele assume o papel de lanchinho, entrada, petisco – entre uma cerveja e outra, mas sua melhor performance é como curador oficial de ressaca (ou qualquer outro mal da humanidade).

Lá no Centro-Oeste, no final das festas, seja casamento, formatura ou batizado, se a esbórnia for boa mesmo,  tem sempre um caldinho na saída. Alguns tomam chá, café ou licor, nós goianos, tomamos escaldado.  É encorpado, mas não pesado. É substancioso, mas não gorduroso. É picante e aromático. E não é de hoje que as propriedades curativas de um bom caldo de galinha são conhecidas. Vide a canja.

 

 

Bom, já deu pra perceber que eu gosto mesmo desse caldinho né? Então vamos à receita.

Escaldado de frango à moda goiana

Ingredientes
1 frango caipira em pedaços
2 cebolas
4 dentes de alho
4 espigas de milho verde fresco (tem q ser fresco mesmo)
Cheiro verde a vontade
Pimenta-do-reino
Sal
Pimenta de bode (ou de cheiro) a gosto
1 copo de farinha de mandioca fina

Preparo
Coloque os pedaços de frango para fritar numa panela de pressão (é mais rápido) com todos os temperos (cebola picada, alho picado, pimentas, sal e um pouco do cheiro verde). Quando o frango já tiver pegado uma cor, coloque água suficiente para cobrir a carne. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 15 minutos contando do momento em que  a panela começar a chiar.

Dado o tempo, desligue o fogo e retire a pressão da panela (eu levanto a válvula com um garfo e saio correndo porque morro de medo de panela de pressão) .  Coe o caldo e reserve. Desfie o frango e reserve. Em uma panela grande (pode ser a de pressão mesmo) coloque um fio de azeite e refogue o milho verde (já cortado das espigas). Se quiser pode colocar nesse refogado mais cebola picada e alho.

Acrescente o frango desfiado, deixe fritar uns 2 minutos com o milho e junte o caldo do cozimento do frango. Coloque a farinha e mexa bem. Deixe cozinhar até encorpar. Acerte o sal e a pimenta (a ideia é que fique bem picante, para quem gosta, claro), finalize com cheiro verde. Sirva bem quente, acompanhado de torradinhas de pão velho.

Essas daí da foto eu fiz no estilo croutons. É muito fácil.

Croutons (torradinhas em cubinhos)

Pique as sobras de pães velhos em cubinhos, eu misturei tudo que tinha. Aqueça uma frigideira com azeite e uma colher de sopa farta de manteiga, frite o alho e coloque o pão picado.


Misture bem para que a gordura envolva os cubinhos. Depois leve ao forno para ficar crocante, coisa de cinco minutos. Pronto! Sirva com sopas, saladas e afins.


 

 




4 Comments

  1. marco disse:

    hum! que delícia!

  2. Julia disse:

    Ai meu pai… fiquei com água na boca, Larissa! Vou fazer em casa com a velha e boa pimenta de cheiro ou comari e suar até dizer chega, no calorzinho de Belém! Cura tudo, mesmo!

  3. Larissa Januário disse:

    Faz Julia, porque esse eu garanto!!! Levante defunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>