Entradas e Petiscos

Receita de Camarão empanado com panko

Por Larissa Januário em: em: 10 de fevereiro de 2012
Tags:, ,

Camarão é meu clichê. Eu amo, não nego, nunca. Sempre tenho espaço pra esse crustáceo na minha vida. Acho que fica bom de quase todos os jeitos. Cozido, ensopado, assado na grelha, no risoto, na torna, na empada, na massa, cru ou empanado e frito. Pra mim esse último os politicamente corretos que não me ouçam,  o melhor. O nível de crocância é imbatível, sem contar a textura macia e o sabor acentuado do camarão. Tudo fica evidente nesse preparo. Com a farinha panko, fica ainda melhor.

Panko é a farinha de rosca japonesa, aquela usada para empanar o tonkatsu.  Ela é mais grossa, granulada e mais leve. Deixa o seu empanado agressivamente mais crocante. Originalmente era feita de pão velho, mas hoje, como a nossa “de rosca” é vendida em pacotinhos. Aqui em SP só consegui achar na Liberdade, o bairro japonês. Lá, tem em todos os mercados. Mas acredito que deva ter em outros lugares da cidade. Vale a busca.

O meu eu fiz assim, comprei camarões cinzas grandes, pedi para limpar, mas manter o rabo. Em casa, lavei com água fria e escorri bem. Temperei com um pouco de sal e pimenta do reino, passei na farinha de trigo, para eliminar toda a umidade.

Depois passei na clara de ovo, sem gemas, e por ultimo na panko até que fique bem empanado. Fritei em óleo de canola bem quente.

Servi com um molhinho que leva partes iguais de shoyu, molho de ostra, molho de peixe, azeite, vinagre de arroz, pimenta dedo de moça e cebolinha. E limão, claro. Porque Deus fez o limão, para comer com peixes e frutos do mar, quase sempre.

 




5 Comments

  1. Alexandre disse:

    Huuuum
    Que delícia de post!!!

    Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social – facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    alexandre.horta@seloreserva.com.br

  2. Marcelo Malagrino disse:

    Boa noite,

    Gostaria somente de lhe informar que os aspargos frescos podem ser encontrados na Liberdade assim como em diversos hortifrutis, supermercados, etc…podendo tambem encontrar nas quatro versões: branco puro, branco da ponta roxa, verde e o tão exótico o aspargo roxo, que pode ser consumido cru na salada ou se fizer no vapor tem um segredo.

    Os aspargos voltaram com tudo não somente pelo atraente preço e o delicioso saber mas sim e tambem pelos benficios a saude com resultados em 20 minutos após o consumo. Qualquer coisa me de comunique.

    Muito obrigado.

  3. Cintia disse:

    Bom dia, tudo bem?? Gostaria de saber s por acaso eu ralasse o pão velho até mesmo o feito em casa, substituiria a farinha tipo Panko, pois moro em uma cidade pequena e n encontro este tipo de farinha.
    Abraço e mtoo obrigada.

  4. Larissa Januário disse:

    Oi Cintia, dá certo sim. Tente deixar a farinha mais grossa assim vc terá mais crocância.
    Espero ter ajudado!

    Abraços e obrigada!

  5. […] quilo (quase o preço da carne moída, pensa?). Eu surtei e claro,  exagerei ! Fizemos coqueteis, empanamos e fritamos e sobrou. A vida é boa quando sobra camarão, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>