cambuquira_arroz

*por Marina Kawata

Quando eu falei pra minha mãe que tinha comprado cambuquira os dela brilharam. Ela se recordou de como conheceu a planta no sítio do meu vô, das viagens para o interior, da simplicidade da comida caseira e das refeições sem pressa feitas nas férias, quando eu ainda era criança. Autêntica comfort food, a cambuquira ficou guardada na memória, e prepará-la agora, tantos anos depois, trouxe boas lembranças.

Cambuquira é o nome dado para os brotos da aboboreira e do chuchuzeiro. É muito fácil de ser preparada, basta refogar. As folhas menores são bem macias e podem ser preparadas junto com a cambuquira. Os cabinhos e os brotos, quando refogados, ficam crocantes e deliciosos.

A cambuquira pode ser comprada em hortas que tenham abóbora, abobrinha ou chuchu ou em feiras orgânicas, como a do Parque da Água Branca.

Nesta receita usei os brotos, cabinhos e folhas da aboboreira.

cambuquira

Ingredientes

1 cebola pequena picada em cubos pequenos
4 dentes de alho picadinhos
1 maço de cambuquira
4 ovos
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora
2 xícaras de arroz vermelho
6 xícaras de água

Modo de fazer

Arroz vermelho
Em uma panela de pressão, refogue metade do alho picado em óleo. Coloque o arroz vermelho e a água e tampe a panela. Quando pegar pressão, abaixe e fogo e deixe por mais 10 minutos.  Desligue o fogo, aguarde a pressão sair. Se ainda tiver água, ligue o fogo novamente e, com a panela destampada, aguarde até que água evapore.

Cambuquira e ovos mexidos
Corte a cambuquira em tiras de mais ou menos 2 cm, incluindo os cabinhos e folhas. Em uma frigideira grande ou panela, aqueça o azeite e coloque a cebola com um pouco de sal. Deixe refogar por alguns minutos e junte a cambuquira. Aguarde alguns minutos, mexendo a cambuquira de vez em quando para não queimar.

cambuquira_preparo

Coloque os ovos.Aguarde 1 minuto e misture tudo.

cambuquira_ovo

Desligue o fogo quando o ovo estiver pronto. Acerte o sal, coloque pimenta do reino e sirva com o arroz vermelho.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne