Colunistas

Casquinha sem siri

Por Marina Kawata em: em: 2 de maio de 2016
Tags:, , , , ,

_DSC8733

A ideia dessa casquinha sem siri surgiu em um jantar de comida brasileira que fiz com uma amiga. O jantar era para vegetarianos e não vegetarianos. A minha amiga fez os preparos originais e para a entrada optou por casquinha de siri. Eu me encarreguei das adaptações sem carne. Poderia ter feito outra entrada para os veggies, mas achei que seria injusto, afinal as casquinhas são tão bonitas…

Pensei em algo que tivesse textura semelhante à carne de siri e optei pelo repolho cortado bem fininho, relembrando a moqueca que postei aqui. Gostei do resultado, pois além da aparência ficar muito semelhante à casquinha original, ainda ficou com gostinho de mar graças às algas marinhas.

Ingredientes

1 repolho pequeno
3 tomates (italiano ou debora) sem pele e sem semente
azeite
1 cebola picada em cubinhos
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite de dendê
1 colher de sopa de alga wakame picada
farinha de rosca
parmesão ralado
1/2 pimenta dedo de moça sem semente, picada.
Coentro picado

Modo de fazer

Fatie o repolho o mais fino que puder. Refogue a cebola com um pouco de sal no azeite por dois minutos, acrescente o alho picado e continue refogando. Acrescente os tomates, depois o repolho, a alga e a pimenta dedo de moça. Quando o repolho estiver bem cozido, acrescente o azeite de dendê. Deixe por uns dois minutos no fogo, coloque o coentro, acerte o sal, desligue o fogo e deixe a panela tampada um pouco para que o sabor do coentro se espalhe.

Recheie as casquinhas com o refogado. Faça uma mistura de farinha de rosca e parmesão e coloque por cima do repolho. Leve ao forno para gratinar e sirva em seguida.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *