Festas

#CRISE: 20 receitas que custam 10 reais por pessoa

Por Larissa Januário em: em: 11 de novembro de 2015
Tags:, , , , , ,

 

 

baratas

 

Tá osso. Mas tá muito osso mesmo! E olha que o Natal nem chegou ainda. Daí que em tempos que até as vacas (magras) já foram para o brejo, tudo que nos resta é ficar em casa chorando miséria. Opa, chorar miséria jamais!

O Sem Medida te ajuda a manter o bom humor a base de comida com receitas baratas e gostosas. Junta o bonde, faz uma vaquinha (olha elas aí de novo) e come que passa!

Abaixo, 20 receitas bapho que vão fazer você se sentir MILIO mesmo em tempos de arroxo. Aí você economiza e guarda o 13º  pro espumantchy  da virada.  Afinal, antes de rolar na areia tem que ficar loka, muito loka.

Carne:
A carne é cara. Mas tem N preparos que podem fazer render o bife nosso de cada dia. E eles são todos deliciosos.

picadinho_molho_ferrugem_semmedida_final2Picadinho ao Molho Ferrugem: era simples, virou hype e tem restaurante que cobra até 80 dilmas no prato individual. Vem que aqui sai por 10 reais por cabeça. Só não pode comprar filé mignon.

Churrasco de fogão (Fraldinha na frigideira): A fraldinha já foi mais em conta, mas  ainda dá pra achar umas por no máximo 25, 30 o quilo. O troco você compra umas cenouras e um arroz pra fazer o acompanhamento.

shepherds_pie_sememdida_larissa_januario7Shepherd’s Pie (Torta de Carne Inglesa): O nome é chic, mas é comida de reaproveitamento no Reino Unido. Geralmente feita com sobras de cordeiro assado no Natal. Um tipo de escondidinho gringo. Maravilhoso. Aqui eu fiz com carne moída, mas vale usar qualquer carne que tenha sobrado na sua geladeira.

Polpettine ao curry verde de legumes com cuscuz marroquino: Essa é mais que maravilhosa. Almôndega é um truque bacanérrimo pra fazer render carne com estilo. O mais caro aqui é o cuscuz que vai sair uns 10 pilas a caixa e alimentar todo mundo com fatura. Vale cada centavo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Frango
Frango é mais barato que carne e por isso vale sempre investir num caipira ou orgânico. A diferença no prato é gritante.

mil_folhas_frango_coalhada_semmedida_larissa_januario4

 

Mil Folhas de Frango Cremoso e Salada Cítrica de Couve: Linda linda essa receita. Você pode comprar o frango inteiro e cozinhar para fazer o nosso caldo rápido na pressão e usar a carne com estilo.   A couve você resolve com  5 pilas e mais uns 10 para não faltar pãozinho sueco.

Raviolone de cúrcuma recheado de frango assado
: outra receita chiquérrima que vai fazer você se sentir uma nona italiana com apenas 40 mangos. Aqui vai rolar a multiplicação dos frangos. Vai vendo. E ainda dá para tirar uma onda com a cúrcuma. Isso, aquela da Bela Géo.

galeto_assado_larissa_januario_semmedidaGaleto assado com batatas: Aqui você nem precisa saber cozinhar. É só não estragar o ingrediente. Dois galetinhos servem 4 pessoas tranquilamente. Se tiver gatinhos no rolê, compre um franguinho extra pros meninos mais gulosos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Peixe

roupa_velha_bacalhau_sem_medida_larissa_januario28

 

Panelinha de Bacalhau: Essa eu criei numa páscoa semiárida. Uma bandeja de 300g de lascas bacalhau (sempre muito mais baratas que as postas) rendem uma baciada de comida deliciosa. Vai na minha e seja feliz. Ah! É um prato que se você tacar umas uvas passas ele vai direto para a mesa da ceia. Olha ai!

Peixinho empanado no fubá de milho: Não é bem uma prato. Mas tem dia que a gente só quer petisco mesmo. E esse daqui é coisa linda de deus. Você vai na feira e pede de 2 kg  a 3kg de peixinhos como lambari, trilha, manjuba, porquinho. A maioria custa em torno de 10, 15 reais o quilo. Com o troco você garante o fubá e o limão. Só não esquece de pedir o peixeiro para limpar e abrir o peixinho estilo borboleta. Se não tiver peixeiro, faz essa outra versão aqui, com o peixinho inteiro.    
curry_peixe_larissa_januario_semmedida15
Curry de peixe Aqui também é mara. O ideal é usar o cação, talvez o filé mais barato da feira. É daqueles peixes que assumem o gosto do molho, porque né? Ele mesmo não tem gosto de nada. E como aqui o curry já vai transformar todo mundo em curry, manda ver no cação. Rende e é delicioso.  

Salada picante de penne com sardinha: Larga de ser cafona e para já de achar que comer sardinha é pobrice. Sardinha é lindo, é amiga da natureza, é sabor, é Brasil no prato. Pobrice, inclusive de espírito e cultura, é acreditar que salmão multante é chic.  Vá à feira, compre sardinhas por 8 dilmas o quilo, EU DISSE OITO DILMAS, é faça pratos maravilindos com esse peixe delicioso.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Porco

copalombo_assado_semmedida_larissa_januario10

Copa Lombo Assado com Cuscuz Nordestino: Prato gênio pois exige habilidade e esforço zero. E o quilo da copa lombo custa coisa de 13 reais. Faça para o natal da família e esmerilhe a chapeleta de geral na ceia com seus novos dotes culinários. De nada!

Filé Suíno Agridoce ao Molho “Tarê” de Tangerina, Cebolas Glaçadas e Arroz Jarmim: Pra quem tem medo de porco, ou melhor de carne de porco, a dica é investir no filé suíno. Carne mais magra que o filé mignon bovino e mais barata (tipo, metade do preço). Cozinha super rápido e vai muito bem com molhinhos agridoces.

costelinha_sem_medida_larissa_januario11

Costelinha Braseada, com Angu de Milho Verde e Chips de Jiló: Na mesma linha do copa lombo, temos a costelinha. Só que a aqui vai ser na panela e exige um pouco mais de você.  Mas o esforço é altamente recompensado. 

Linguiças caramelizadas no café e melado, cuscuz nordestino e vinagrete de maçã verde: Linguiças são sempre um excelente recurso para economizar.  Mas por favor, compre linguiças de qualidade e de fornecedores confiáveis. Essa que usei é do Porco Feliz.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem Carne

nhoque_batatadoce_fonduta_larissa_januario_semmedida22

 

Nhoque de batata doce com fonduta de queijo de Araxá e tomate concassé: Quem não come carne já economiza uma grana. Por isso, pode dar uma abusada na elegância. Investir em queijos e vegetais de melhor qualidade. Essa receita é um exemplo disso, queijo brasileiro de origem e vegetais como estrela do prato. E mal precisa de fogão.

Risoto de Tomate com Manjericão e Queijo: Juro, essa não chega a custar nem 40 reais. Olha a conta: 12 do arroz, 7 das latas de tomate pelado, 3 do manjericão,  5 da manteiga, 10 da muçarela de búfala… Huum, 37 dilmas!!! Duvida?

Lasanha de Massa de Espinafre com Recheio de Legumes: Lasanha não requer explicação. Faça e me conte depois. 
polenta_cremosa_ragu_cogumelo_larissa_januario_sem_medida26
Polenta Cremosa com Ragu de Cogumelos, Ovo Mole e Agrião: Essa talvez seja minha favorita entre as receitas sem carne. Não exige prática tão pouco habilidade. E fica linda.

Paella Vegetariana: Essa é daquelas que 100g de cada coisa rendem 10 quilos de comida. Saborosa, nutritiva e acima de tudo gostosa. Porque o que importa mesmo na comida é isso. Dá trabalho, demora, mas é deliciosa. O preço pode variar por causa da açafrão que é caro. Mas se tiver pobre, use cúrcuma (olha a BGéo aí de novo). Não é a mesma coisa nem de longe, mas também fica gostoso.




2 Comments

  1. CLEUSA F.S.SANTOS disse:

    GOSTO DE ESTAR VARIANDO ED ECONOMIZANDO

  2. Larissa Januário disse:

    Eu tb Cleusa! Economizar com sabor é tudo de bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *