cuscuz_paulista_larissa_januario_semmedida17

O cuscuz paulista está entre os meus pratos favoritos da vida, tanto que foi um dos primeiros que aprendi a fazer com destreza. Acho fácil de preparar, de servir e de agradar. É um prato rico, completo, de origem indígena e bandeirante. Alimenta muita gente, dispensa acompanhamentos e não me toques. Tem aquele sabor de casa, e mal precisa de talheres.

Depois que mudei para São Paulo, descobri que aqui cuscuz é um prato junino. E Festa Junina é melhor que Natal. Então, para celebrar a reta final dos festejos juninos e homenagear meu irmão (que nasceu no dia que eu ia dançar quadrilha na segunda série), segue  meu cuscuz de rico para dias de festa. Completo como deve ser. Com direito a sardinha, camarão e ovo. Viva o MF, que você pule muitas fogueiras nessa vida!
Cuscuz paulista rico  (para 10 pessoas)

2 xícaras de farinha de milho em flocos 
1 xícara de farinha de mandioca
4 xícaras de caldo de camarão (se não tiver use água)
2 latas de sardinha
½ xícara de milho verde
3 dentes de alho picados
1 cebola em cubos pequenos
2 latas de tomate pelado
1/2 xícara de ervilha fresca congelada
azeite
sal e pimenta a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta de cheiro

para decorar
ovo cozido fatiado
palmito
Mini tomates
Ervilha
Camarão branqueado
Preparo

cuscuz_paulista_larissa_januario_semmedida23

Comece com o refogado de cebola (até ficar transparente),  alho e pimenta. Deixe refogar até pegar cor. Junte a sardinha e mexa. Depois acrescente o tomate pelado batido no liquidificador e o caldo de camarão (se não tiver use água).

cuscuz_paulista_larissa_januario_semmedida24

Aos poucos acrescente as farinhas, sem parar de mexer. De preferência com um fuet. Junte o milho verde e deixe cozinhar uns 3 minutos. Depois acrescente as as ervilhas,  o palmito, a salsinha e a pimenta de cheiro. Mexa bem, acerte o sal e desligue o fogo e reserve.

cuscuz_paulista_larissa_januario_semmedida25

Cozinhe os ovos no ponto (9 minutos) e corte em rodelas. Fatie também os tomates ao meio e o palmito. Branqueie os camarões, receita qui. Unte a forma com azeite e decore a gosto. Coloque parte do cuscuz de use as sobras da decoração como recheio. Complete com o restante da massa e leve à geladeira.

cuscuz_paulista_larissa_januario_semmedida12

Desenforme em uma travessa bonita e sirva com salada de folhas. cuscuz_paulista_larissa_januario_semmedida21

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas