cuscuz_abobrinha

Depois das receitas vegetarianas para os churrascos da Copa do Mundo, não poderíamos deixar de fora uma das comemorações mais típicas do país: a Festa Junina. Apesar de ser muito conhecida pelas comidas, nestas festas é comum faltarem opções para vegetarianos.

Em São Paulo, um prato bem típico nessa época é o cuscuz paulista. E, pra festejar o arraiá, vamos fazer um cuscuz que vai matar a vontade daqueles que, assim como eu, sentem saudades do cuscuz de sardinha da mãe, da vó… 

A graça desse prato é a abobrinha, que fica crocante no meio da massa de farinha de milho macia, e as algas, que dão um sabor todo especial de mar. Normalmente ouvimos que alga tem gosto de peixe, mas na verdade ela tem o gosto do mar. As algas podem ser encontradas em qualquer loja oriental de bairro.

E por falar em algas, elas são super saudáveis, possuem muitos minerais, são riquíssimas em cálcio e antioxidantes, além de conterem fibras, proteínas e ômega 3. Vale muito a pena incluí-las em seus pratos do dia-a-dia.

Ingredientes:
– 1/3 pacote de farinha de milho amarela (mais ou menos)
– 1 lata de tomate pelado picado
– 2 abobrinhas pequenas em fatias finas
– 1 cebola média picada em cubinhos pequenos
– 2 dentes de alho picadinhos
– 1 colher de sopa de alga wakame
– 1 pedaço de alga kombu
– 1 lata de milho verde
– azeite
– salsinha picada
– sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Refogue a cebola no azeite com um pouco de sal. Junte o alho e refoque mais um pouco e depois coloque os tomates pelados com o molho. Deixe cozinhar por 10 minutos, adicione a abobrinha e deixe cozinhar com a panela tampada até que ela esteja macia.
Enquanto isso, prepare a alga kombu. Coloque em um pouco de água e ferva até que a alga esteja mole (menos de 10 min). Escorra e pique em quadradinhos pequenos.
Junte a kombu, a wakame seca e o milho ao molho e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. Ajuste o sal e a pimenta. Depois junte a salsinha e coloque a farinha de milho aos poucos até dar o ponto de cuscuz.
Se não for vegano, cozinhe um ovo por 8 min e sirva picadinho ou em fatias com o cuscuz.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne