Pratos Principais

Escondidinho de angu, com frango caipira, ora-pro-nobis e queijo da Serra do Salitre

Por Larissa Januário em: em: 16 de outubro de 2014
Tags:, , ,

escondidinho_frango_angu_orapronobis_semmedida_larissajanuario4

Hoje é dia de mais um post para o especial Queijos Brasileiros aqui no Sem Medida. A brincadeira é que a companheira e também escriba, Rachel Bonino coloque lá no seu Sacola Brasileira tudo sobre um ingrediente em questão  e eu daqui faça uma receita com o mesmo. Dessa vez vamos de Queijo da Serra do Salitre. As infos do queijo estão aqui.

A Rachel me trouxe um exemplar maravilhoso direto de Minas, das suas férias percorrendo a rota dos queijos. Nessa, eu muito pensei até que cheguei numa receita que é a cara de Minas. Uma combinação tradicional que fez parte da minha infância: angu de fubá de milho, frango caipira e ora-pro-nobis. Para quem não sabe o que ora-pro-nobis, o glossário explica.

escondidinho_frango_angu_orapronobis_semmedida_larissajanuario

Comece refogando 300g de frango desossado (usei sobrecoxa) tempeado com alho e pimenta. Deixe dourar bem e depois acrescente uma dose de chachaça para flambar. Se tiver medo, apenas deglace o fundo da panela e espere uns minutos até o cheiro de álcool evaporar. Junte um punhado de folhas de ora-pro-nobis (eu usei brotos, mas vale a normal fatiada).  Reserve o frango.

escondidinho_frango_angu_orapronobis_semmedida_larissajanuario2

Prepare o angu cremoso juntando 1 copo americano de fubá de milho a 1 copo america de água quente. Deixe ferver mexendo sem parar até que fique bem grosso. Coloque 1 colher de sobremesa de manteiga e 150 gramas de queijo da serra do Salitre ralado. Mexa bem atpe incorporar tudo. Reserve.

escondidinho_frango_angu_orapronobis_semmedida_larissajanuario7

Unte com um fio de azeite  as cumbucas individuais (certifíqui-se que são resistentes ao fogo) ou em um refratário unico monte o escondididinho. Coloque uma camada de angu cremoso, uma de frango e cubra com mais angu.

escondidinho_frango_angu_orapronobis_semmedida_larissajanuario6

Salpique mais queijo ralado sobre os escondidinhos.

 

escondidinho_frango_angu_orapronobis_semmedida_larissajanuario5

Leve ao forno para gratinar até que fique bem dourado.
escondidinho_frango_angu_orapronobis_semmedida_larissajanuario3

 




4 Comments

  1. DANIELA RIBEIRO CORREA DA COSTA disse:

    Larissa , me apaxonei pela suas receitas !!! Meu avô era de Jatai – GO e veio para o Mato Grosso do Sul bem novo e aqui conheceu minha avó e criaram raizes . Trouxe com ele as receitas de sua família goiana !! Por isso me identifiquei com seu blog , que para mim tem um gostinho de infancia ! Obrigada , vou fazer sua receita , tenho ora – pro – nobis plantado no meu quintal !!
    Bjos

  2. Larissa Januário disse:

    Oi Daniela!
    vc não imagina o qto fico feliz com isso!
    E por favor, qdo vier pra SP me traga uma muda de ora-pro-nobis!
    Aqui é super raro.
    um beijo e obrigada pela gentilza!

  3. […] Escondidinho de frango caipira com angu: receita que é a cara de Minas. Combina angu de fubá de milho, frango caipira e ora-pro-nobis […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *