Hoje é segunda, dia mundial da preguiça. Por isso, separei uma receita rápida, sem muita história, pra você correr pra cozinha e sair com algo pronto em no máximo 30min. Um espaguete com camarão, abobrinha e tomatinhos. É leve e fica morto de bom.

Eu já disse diversas vezes aqui que amo muito camarão. É o meu grande clichê. Aquela coisa de caipira criado longe do mar. Lá no Goiás camarão sempre foi coisa chic, de dia de festa. E  talvez, por isso, o meu encantamento exagerado.

Sei que eu amo e toda vez que vou pra Santos, onde mora a família do meu cônjuge, volto com um farnel desses crustáceos. Geralmente em SP, quase todos os camarões são de cativeiro.  Serve, até porque não há escolha. Mas se pode ter o do mar, vale investir. Agora, cafonagens a  parte, vamos à receita.

 

Espaguete com camarão, abobrinha e tomatinhos
Para duas porções

Ingredientes
1/2 pacote de espaguete
200g de camarão médio
1 abobrinha pequena
100g de tomatinho
2 dentes de alho
50g de manteiga gelada
azeite
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha picada a gosto
1 cálice de vinho branco

Preparo
Em uma panela grande coloque  água para aquecer para cozinhar a massa. Seja generoso, é melhor sobrar que faltar. Enquanto a água aquece, corte a abobrinha em rodelas finas, ou em tiras finas. Você decide o que é mais simples. Pique os dentes de alho bem miudinho. Corte os tomatinhos ao meio e reserve. Lave os camarões.

Em uma frigideira aqueça um fio de azeite e doure o alho. Coloque os camarões, em seguida o vinho e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Acrescente a abobrinha e os tomatinhos e deixe por mais 5 minutos. Enquanto isso, coloque a massa para cozinhar na água fervente, acrescente sal na água. Não coloque óleo, isso só fará com que a massa fique escorregadia e pesada, além de impedir a adesão ao molho.

Verifique se o camarão está cozido porém, macio. A ideia é que tudo fique ao dente e o camarão não passe do ponto. Acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo coloque a manteiga gelada e bata um pouco para o molho engrossar. Finalize com a salsinha.

Escorra a massa quando estiver ao dente, mas reserve uma boa parte da água do cozimento. Junte a massa ao molho da frigideira e leve mais uns 3 minutos ao fogo, coloque uma concha da água do cozimento para dar um pouco mais de caldo e untuosidade.  Sirva na hora.

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas