estrogonofe1

Eu estava com saudades de comer estrogonofe. Quando achava algum vegetariano em restaurante era sempre com carne de soja, que eu não como. Aliás, evito tudo o que é soja, a não ser os derivados como tofu, molho de soja e missô (do misoshiru, sopa japonesa). Aquelas proteínas de soja texturizadas (eca!) não fazem bem pro nosso organismo e não tem sabor de nada.
Este estrogonofe não leva catchup, como a versão brasileira, e eu tentei me aproximar do original russo ao prepará-lo, apenas substituindo a carne pelos cogumelos. Gostei bastante do resultado!

Ingredientes:
– 200 gramas de cogumelos paris
– 300 ml de creme de leite fresco
– 1 colher de sopa de páprica doce
– ½ colher de chá de páprica picante
– farinha de trigo para empanar
– 1 cebola picadinha
– 50 ml de vodka
– sal e pimenta do reino moída na hora

Limpe os cogumelos com um pano úmido, sem lavar, para que ele não absorva mais água do já tem, Passe os cogumelos em um pouco de farinha e leve-os a uma panela bem aquecida com azeite. Adicione a cebola e refogue por alguns minutos. Coloque a vodka e deite um pouco a panela em direção ao fogo para flambar. Adicione sal, pimenta do reino e as pápricas.
Junte o creme de leite fresco, espere aquecer e sirva.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne