beterraba3

Tão gostosos quanto a própria beterraba são os seus talos e folhas. Quando ainda são novos, eles são mais macios e por isso ficam ótimos mesmo crus, no meio de uma salada ou para enfeitar pratos quentes, por exemplo. Mas quando as beterrabas já estão maiores, costumo picar tudo bem pequeno e refogar com cebola e alho. Nem sempre as beterrabas são vendidas com talos e folhas, por isso compro sempre em hortas, onde elas são colhidas na hora.

Há algumas semanas estive em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Não é a região mais rica em cultura gastronômica, mas existem produtos típicos bem populares e interessantes, como os mates gelados tomados em cuias chamados de tereré. No Mercado Municipal encontra-se uma boa variedade de farinhas, e no estacionamento do Mercado há uma feira indígena onde podemos comprar frutos do cerrado.

A farinha de Furnas, produzida no quilombo Furnas do Dionísio, localizado a 45km da capital, é uma farinha grossa e muito saborosa, e foi ela que usei pra fazer esta farofa. A cor linda fica por conta dos talos e folhas da beterraba. Ficou muito boa!

Para acompanhar, assei as beterrabas embrulhadas em papel alumínio até ficarem macias.

Ingredientes
2 xícaras de farinha de mandioca grossa
Folhas e talos de umas 5 beterrabas
1 cebola picada em cubos pequenos
2 dentes de alho bem picados
100g de manteiga
Sal e pimenta do reino moída na hora
Beterrabas assadas
Queijo branco esfarelado

Modo de fazer
Aqueça a manteiga e refogue a cebola. Coloque o alho e refogue um pouco mais. Adicione os talos e folhas da beterraba e deixe no fogo até que estejam macios. Desligue o fogo e coloque a farinha. Acerte o sal, moa um pouco de pimenta do reino por cima e sirva com as beterrabas fatiadas e queijo minas.

beterraba2

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne