geleia_hibisco

Esta receita leva dois ingredientes super saudáveis e associados às dietas de emagrecimento, daqueles que dizem que pode comer à vontade que não engorda. Claro que isso não é verdade, mas esta é uma receita light, com pouco açúcar e o melhor, é uma delícia!

O hibisco teve seus momentos de glória há alguns anos, quando seu chá foi eleito o grande aliado para perda de peso. Mas como toda dieta de moda, caiu em desuso. Uma pena, pois a flor de hibisco possui flavonoides que fazem do seu chá uma bebida antioxidante e antiinflamatória, além de conter substâncias que ajudam a aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim e a pressão arterial. Além de tudo isso, o hibisco fica perfeito nesta receita porque ele tem a acidez peculiar das geléias.

E vamos utilizar o agar-agar, um extrato de algas com poder de gelificação. Chamado de kanten pelos japoneses, este produto é mais fácil de ser encontrado em pó, mas também é comercializado em barras ou filamentos. Funciona bem como substituto vegetariano da gelatina convencional, que é feita de colágeno obtido por meio da fervura de partes de animais – pele, ossos e tendões de vacas e porcos. Assim como todas as algas, o kanten é muito rico em minerais e é considerado “emagrecedor” porque causa saciedade e por suas propriedades laxativas. Sua forma de uso é diferente da gelatina, ele deve ser fervido para endurecer e não precisa ir à geladeira. A consistência é um pouco mais firme e não derrete na boca como a gelatina. Pode ser encontrado na Liberdade ou em lojas japonesas de bairro e o pacotinho com 100g custa em torno de 12,00.

Ingredientes:
15g de hibisco seco
1 colher de sopa de agar-agar (7g)
½ xic de açúcar demerara
1 pedacinho de canela
1 cravo

Geléia:
Ferva 15g de hibisco em 600ml de água, junte o açúcar, a canela e o cravo e deixe reduzir em fogo baixo até ½ litro. Coe e volte o líquido para a panela, adicionando o agar-agar. Misture em fogo baixo por três minutos. Desligue o fogo e despeje o liquido em um refratário. Espere esfriar e endurecer (cerca de 3h). Ele ficará com consistência de geleia.

As flores de hibisco que sobrarem podem ser usadas em recheios de bolos.

Doce de Kanten
Acrescente à receita de geleia mais uma colher de sopa de agar-agar e mais açúcar. Espere esfriar para endurecer. Corte em quadradinhos e sirva com frutas picadas, como sobremesa.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne, Sobremesas