Quem me conhece sabe que eu amo o Bob Esponja. Na verdade, me identifico e até o invejo em perspectiva. Ele é um adulto que mora sozinho, lúdico, ingênuo não entende ofensas, sem noção mesmo, tem fé na vida e nos seres “humanos” marinhos. Fica feliz com as coisas simples da vida como caçar águas vivas com seu melhor amigo Patrik, brincar com o Gary seu caracol de estimação e, acima de tudo, faz o que gosta como forma de ganhar a vida.

E, pra quem não sabe, ele ganha o pão do seu sustento como chef de cozinha do Siri Cascudo, restaurante do Sr. Siriqueijo um chefe explorador e ganancioso, cujo cardápio se resume em hambúrguer de siri. Por sinal, o melhor da Fenda do Biquini.

A receita é tão secreta e tão boa que faz o vilão Plankton sim, o vilão é um ser minúsculo e unicelular, arqui-inimigo do Sr. Sirigueijo e dono do restaurante Balde de Lixo, armar planos mirabolantes para roubar os clientes do Siri Cascudo.

Agora que você já sabe o enredo da história vamos ao que interessa: A receita do hambúrguer de siri. Foram dias de árduo estudo investigativo e depois de muita pesquisa cheguei em algo viável paras seres humanos. Com vocês, o hambúrguer de siri. Para acompanhar é extremamente necessário o molho secreto.

Receita: Hambúrguer de Siri do Bob Esponja

Rende: 4 porções

Ingredientes
500g de carne de siri (eu usei do cozido congelado já catado porque é o que tinha para o momento)
1/4 de cebola roxa
2 dentes de alho
1/4 de polpa de pimentão vermelho (asse o pimentão na chama do fogão e tire a pele e as sementes)
Páprica picante a gosto
Coentro picado a gosto
1 ovo
Farinha de rosca para dar a liga (no máximo 1 xícara)
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Suco de meio limão

Para o molho secreto
3 gemas
100ml de azeite de oliva
2 dentes de alho
3 picles de pepino picados de forma minúscula
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
Salsinha picada
1 colher de sopa de mostarda dijon
Sal e pimenta a gosto

Guarnições
Queijo mussarela
Pão de ovos ou de gergelim
Alface
Tomate
Molho especial

 

Preparo

Para os hambúrgueres
Descongele a carne de siri, escorra toda a água sim, vai soltar água  a lot. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a  cebola e o alho cortado em cubinhos minúsculos, a pasta de pimentão,   o ovo, o limão, o coentro. Misture tudo até que fique uniforme. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até dar o ponto. Atenção, deve continuar úmido porque o que dá liga em hambúrgueres de carne comuns é a gordura do boi que não existe nesse processo. Por isso, você terá que moldar na mão ou com um aro de metal. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e frite os hambúrgueres. Coloque fatias de queijo sobre eles e leve ao forno para derreter.

Para o molho especial bata as gemas com um fouet até que elas fiquem amarelo claro e vá acrescentando o azeite aos poucos, em fio, como na maionese, até que fique um creme consistente. Se tiver um mixer essa é a hora de usar. Depois junte os temperos, alho, sal, salsa e mostarda. Por último coloque o picles de pepino e as alcaparras bem picadinhos. Misture tudo e deixe esfriar na geladeira em um recipiente tampado.

Leve o pão ao forno partido ao meio para tostar. Pincele o molho nas duas fatias e coloque o hambúrguer já com queijo derretido, uma folha de alface e duas rodelas de tomate. Para acompanhar você pode fazer anéis de lula à dorê. Coma e seja feliz como o Bob!

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Lanches e Sanduíches, Receitas