Eu já fiz aqui no Sem Medida o hambúrguer do Bob Esponja e também o Hambúrguer de costelinha de porco, maionese de wasabi, cogumelos, e agrião, cheio de invencionices. Todos deliciosos. Mas naquele dia que a gente só quer uma gordice sem muita dor de cabeça, o tradicional Cheese Burguer Salada com Cebola Caramelizada é o dono do meu coração.

No último fim de semana eu fiz o malvado e postei a foto no Instagran. A comoção foi geral com muitos pedidos de receita.  E como não existe a possibilidade de armar câmera e tripé pra fazer post no domingo, decidi inaugurar com o hamburgão caseiro a seção Instapost do Sem Medida. Sempre que eu fotografar com o celular uma comidinha bacana com cara de fim de semana preguiça, vou colocar aqui a receita.

Esse hambúrguer é fácil, fica pronto em 20 minutos. Para dicas mais profundas sobre hambúrguer vá nesse post. Lá tem até a história do dito cujo e todos os passos para fazer.  Para as babatas rústicas assadas leia este.

 

Receita

 

 

Cheese Burguer Salada com Cebola Caramelizada

Ingredientes (para dois sanduíches)

300g de carne moída (eu sempre uso fraldinha porque tem uma proporção digna de gordura sem pesar)
Queijo a gosto
2 folhas de alface
2 rodelas de tomete
1 cebola grande
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de manteiga
2 pães de hambúrguer com gergilim
Sal e pimenta agosto

 

Preparo
Comece pela cebola contando-a em fatias finas. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e deixe suar. Quando estiver transparente coloque um pouco de manteiga e deixe dourar. Junte o açúcar, meio copo de água e abaixe o fogo e deixe reduzir o líquido até ficar com cor de caramelo.

Para o hambúrguer, faça discos  com a carne. Não tempere para não perder a umidade. Aqueça a frigideira com um pouco de azeite e coloque a carne para selar. Só quando tiver selado dos dois lados, coloque sal e pimenta a gosto, vale colocar também um cubinho de manteiga (vai dar mais cor e sabor). Antes de chegar ao ponto de sua preferência coloque o queijo sobre a carne e tampe para derreter. Toste os pães cortados ao meio.

para montar o sanduíche coloque a carne com o queijo, a cebola caramelizada, o tomate (ele sempre deve ficar no meio do recheio para não entrar em contato com o pão e encharcá-lo) e o alface. Também não gosto de colocar os molhos no sanduíche, porque escorre e desmonta.  Prefiro ir colocando na hora de comer.  Sirva com batatas rústicas assadas e relish de pepino.

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Lanches e Sanduíches, Receitas