Sexta é dia de receita fácil aqui. Coisa preguiçoso, com cara de fim de semana e foto de Instagran. Vamos de camarão saltado com couve. Mas não é qualquer couve. É a Tatsoi, comumente chamada de couve chinesa. Eu já tinha provado nos restaurantes da vida, mas nunca tinha visto à venda.

 

In natura, ela é linda (foto acima). E depois de refogada ou cozida no vapor tem um sabor levemente picante (semelhante à mostarda) e textura crocante e suculenta.   Mas eu comprei mesmo pela cara. O feirante me contou que ela está virando figurinha fácil aqui no Brasil. Que nem eu, ela gosta de um clima quente, uma de nossas especialidades.

Os asiáticos costumam comer crua em saladas ou na finalização de sopas.  Não se deve cozer muito a Tatsoi (Brassica rapa), porque como qualquer folha, ela é sensível ao calor,  perdendo cor e sabor.  Eu dei um susto no vapor e juntei ao camarão salteado no alho.

Receita: Camarão Alho e Óleo com Tatsoi (couve chinesa)

Ingredientes
Camarão (eu tinha um punhado dos grandes aqui que ganhei da Leticia do Cozinha da Matilde, coisa fina direto da praia)
Tatsoi (Couve chinesa)
1 ou dois dentes de alho
Sal e pimenta a gosto
Azeite
1 colher de manteiga gelada para finalizar
2 copos de vinho branco (1 para o camarão outra para o cozinheiro)

Preparo


 

Na panela de bambu, deixe suar por uns 5 minutos e pronto.  Se não tiver essa panela, vale usar o truque do escorredor de macarrão sobre uma panela do mesmo tamanho cheia de água. O vapor da água sobe e cozinha o alimento dentro do escorredor (que deve ser tampado).

 

 

Na frigideira pré-aquecida coloque um fio de azeite, frite o alho amassado e acrescente os camarões rapidamente. Salteie por uns 8 minutos. Junte o vinho e deixe secar por uns 2 minutos. Desligue o fogo, coloque a manteiga gelada e a couve Tatsoi. Mexa e coma.

Essa mistura acho que cairia bem também  com batatas assadas ou alguma massa. Mas como eu fiz isso num dia de dieta, foi sem carbo mesmo.

AVISO

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Entradas e Petiscos, Receitas, Saladas