Hoje é dia de receita fácil no Sem Medida, como aquela que fiz do cheese burguer com cebola caramelizada. Daquelas compiladas das fotos que compartilho no Instagran no celular. Como esse Gartin de Mix de Batata com alho-poró.  É um preparo muito fácil, rápido e versátil que combina batata  comum, batata doce e mandioquinha (ou batata salsa). Ideal pra acompanhar carnes, peixes, aves e até comer como prato único. Vamos à receita!

Receita: Gratin de Mix de Batatas com Alho-poró

Ingredientes

 

Preparo

Batata doce (eu tinha 1 média)
Bata comum (eu tinha 1 média)
Mandioquinha (também tinha 1 média)
Leite ou creme de leite fresco (eu tinha 1 copo e meio  de leite)
Sal a gosto (1/2 colher de café bastam)
Alho-poró fatiado (eu tinha 2 pequenos)
Pimenta-dedo-de-moça (eu tinha 1, para não ficar ardido, tire a semente)
Manteiga a gosto (eu usei 1 colher de sopa de manteiga sem sal. Se usar com sal, diminua a quantidade de sal da receita)
Queijo para gratinar a gosto (eu tinha parmesão, mas vale qualquer queijo que derreta bem. mas lembre-se que o queijo também tem sal)

Comece pelo molho de alho-poró. Derreta a manteiga, coloque metade do sal. Refogue o alho poró por uns 5 minutos. Não é pra dourar, só para murchar. Coloque o leite (ou o creme de leite, com esse, fica mais consistente, mas eu não tinha no dia) e se quiser a pimenta inteira (para ir soltando sabor). Para quem não gosta de pimenta forte, sugiro que a coloque  no final, picada sem sementes. Deixe reduzir um pouco, mas sem ferver. Reserve.

Montagem

Fatie as batatas em rodelas finas, aliás, o mais finas que conseguir. Quem tem um fatiador, essa é a hora de usar. Quem não tiver, vai como conseguir.  Agora você montará o prato em camadas. Unte um refratário (que pode ir ao forno) com um pouco de azeite. Faça uma camada misturando os diferentes tipos de batatas. Cubra com um pouco do molho de leite e alho-poró.

Repita o processo até acabar as batatas e o molho. Quando terminar, pressione as camadas para que fiquem bem juntinhas. Cubra com o queijo e leve ao forno de médio para alto pré-aquecido para gratinar (deixe dourar a gosto, quanto mais tempo, mais escuro) .

 

Sirva quente com carne, aves, peixes, ovo frito ou salada. Eu servi com um tornedor de filé mignon, um filé bem alto grelhado ao ponto, temperado com sal e pimenta. No caso fiz com pimenta verde, depois ensino aqui.

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Acompanhamentos, Receitas