carbonara_vegetariana

*por Marina Kawata

Perfeito para um dia corrido, o molho carbonara é rápido e fácil. Fica pronto praticamente ao mesmo tempo que a massa.

A versão original é com panceta ou bacon, ou como é mais comum na Italia, com guanciale, que é bochecha de porco curada. Nas adaptações vegetarianas competir com bacon é sempre difícil. Era o único momento que eu me sentia em desvantagem de ingredientes no curso de culinária. O tofu defumado lembra um pouco em sabor (gosto de defumado), portanto vou usá-lo nesta receita, apesar da textura ser bem diferente. Então, se você já tiver provado o carbonara original, dê um desconto para essa versão. Também vamos usar creme de leite fresco e um pouco de salsinha, fugindo um pouco da receita tradicional, porém dando uma graça a mais ao prato.

Ingredientes

250g de massa tipo linguine
4 gemas
50g de tofu defumado picado
1/3 de xícara de chá de creme de leite fresco (80ml)
100g de um bom parmesão para ralar na hora
½ colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino moída na hora
Salsinha para decorar

Modo de fazer

Cozinhe a massa em uma panela grande e com bastante sal. Rale o parmesão no ralo fino.

Em uma frigideira, coloque o azeite e o tofu picado e deixe no fogo por alguns minutos, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, misture em uma vasilha as gemas e o creme de leite. Quando a massa estiver cozida, reserve uma xícara de chá da água do cozimento. Escorra a massa e, utilizando a mesma panela, coloque as gemas com o creme de leite, o tofu e o parmesão ralado.

carbonara_vegetariana_1

Rapidamente coloque a massa cozida por cima.

O calor da massa irá cozinhar as gemas. Adicione aos poucos a água do cozimento à massa, misturando até que esteja cremosa. Acerte o sal e a pimenta do reino. Sirva com salsinha salpicada por cima.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne